30/04/2021

Como conseguir um emprego: 16 dicas que vão te ajudar

“Como conseguir um emprego?”, essa dúvida pode estar dando voltas na sua cabeça agora. Afinal, sabemos que ter um salário garantido ajuda a manter as contas em dia e promove os itens necessários para se ter bem-estar.

Ei, nada de perder a cabeça por isso! Se você está passando pelo momento de busca por um emprego, fique tranquilo, selecionamos 15 dicas que vão te ajudar do início ao fim do processo de buscar uma vaga. Olha só: 

Primeiros passos para conseguir um emprego

No meio de tantas informações fica até meio confuso entender como conseguir um emprego. Para te ajudar e acabar de vez com as dúvidas, separamos os primeiros passos a serem dados nessa jornada, vamos lá!

1. Crie e/ou atualize seu currículo

Se você ainda não tem um currículo, está na hora de criar um. Os currículos são como um resumo da trajetória de uma pessoa e através deles é que as empresas decidem se um candidato está apto para seguir no processo de recrutamento. Ou seja, ele é peça fundamental na busca por colocação no mercado.

Agora você pode estar se perguntando: como conseguir um emprego dos sonhos? Atualize seu currículo! Seu currículo deve representar tudo o que você pode oferecer em um novo cargo, então não tenha medo de criar um modelo especialmente direcionado a uma vaga.

Dica extra: para criar ou atualizar seu currículo o Canva é uma ótima opção, no site você encontra vários modelos e pode personalizá-los.

Seu CPF está limpo? Confira na QuiteJá!

2. Faça cursos, workshops e seminários online

O acesso à internet revolucionou a comunicação e também abriu espaço para fomentar o conhecimento. Por esse motivo muitos cursos, seminários e workshops sobre os mais variados temas estão disponíveis de forma gratuita.

Plataformas como Udemy e Sebrae oferecem cursos gratuitos sobre diversas áreas. Escolha a área de seu interesse, invista tempo em adquirir conhecimento e, de quebra, dê um “up” no seu currículo. 

3. Inscreva-se em agências de emprego

A Agência do Trabalhador e empresas de recrutamento são um ótimo primeiro-passo para quem busca uma oportunidade de emprego. Ao fazer o cadastro você passa a fazer parte do banco de dados e quando vagas surgem, você é avisado.

Como conseguir um emprego pela internet

A internet é também um dos meios eficazes na hora de encontrar uma vaga de emprego. Estando nos lugares certos, você pode fazer sua carreira decolar.

4. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social destinada ao mundo dos negócios. Então, é parada obrigatória para quem está à procura de emprego. Ao realizar o cadastro é possível preencher uma série de informações profissionais.

Criando um bom perfil no LinkedIn as chances de ser recrutado por uma empresa aumentam consideravelmente. Vale também seguir os perfis de empresas em que você gostaria de trabalhar e ficar de olho nas vagas anunciadas.  

5. Sites de Busca de Emprego

Os sites de emprego são essenciais para quem quer conseguir um trabalho. Além de otimizarem a entrega de currículos, esses sites oferecem a possibilidade de encontrar vagas em cidades vizinhas ou até mesmo em outros estados. É uma boa pedida para os profissionais que querem entrar no mercado de trabalho das capitais, por exemplo.

6. Grupos nas redes sociais

As redes sociais também podem auxiliar na busca por emprego. Quer um exemplo? Os grupos no Facebook facilitam a comunicação entre empresas e possíveis funcionários.

Para encontrar esses grupos, basta buscar por “vagas de emprego + cidade” e identificar as opções de grupos. Depois, é só acompanhar as publicações e agarrar as oportunidades que fizerem seus olhos brilharem.

7. Site da Empresa

Como conseguir um emprego em uma empresa específica? Além de ter um currículo correspondente à vaga oferecida, é possível entrar no site da empresa e procurar pela opção de “trabalhe conosco”.

Hoje, muitas empresas permitem que sejam enviados currículos para seus bancos de dados. E então, quando uma vaga precisa ser preenchida, os candidatos são analisados e podem ser acionados para uma entrevista.

Como conseguir um emprego: 16 dicas que vão te ajudar | QuiteJá

Desenvolva uma rotina

Uma dica valiosa de como conseguir um emprego é bem simples, mas faz toda a diferença: crie uma rotina e designe um tempo do seu dia para conferir vagas e checar os portais com oportunidades. 

8. Esteja sempre de olho nas vagas disponíveis

Muitas vezes, mesmo recebendo notificações e e-mails, as pessoas acabam deixando passar vagas bem bacanas. Procurar diariamente aumenta as chances de conseguir um emprego e diminui o risco de deixar passar vagas legais.

Veja também: Como ter uma renda extra: 50 formas de ganhar dinheiro em 2021

9. Conte com a ajuda de amigos e familiares

Nada melhor do que o famoso “boca a boca” para dar aquela ajudinha na hora de encontrar um emprego. Por isso, não hesite, converse com amigos e familiares e fale sobre a sua busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.

As pessoas podem até não saber de nenhuma vaga no momento, mas com certeza se souberem de algo vão lembrar na hora de você! E, com sorte, quem sabe não rola até aquela indicação, né?

10. Entre em contato com gestores e recrutadores

Essa dica pode parecer um pouco ousada, mas esse pode ser aquele passo arriscado que vai te deixar exatamente onde você quer estar: na  sua empresa dos sonhos!

Através do LinkedIn é possível seguir também recrutadores e gestores. Está com suas skills em dia, o currículo está redondinho e você sabe que pode acrescentar a companhia? Tome coragem e envie uma mensagem pelo responsável do setor ou do processo seletivo. Utilize todas as suas qualidades e mostre que você é a peça que falta!

Como conseguir o primeiro emprego

Quando se está saindo do ensino médio é comum que bata nos jovens o desespero de como conseguir um emprego sem ter qualificação ou experiência. Encontrar o primeiro emprego não precisa ser um pesadelo, algumas dicas podem tornar esse processo descomplicado

11. Aprendiz Legal

O programa Aprendiz Legal é uma iniciativa do Estado que tem como intuito auxiliar na preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Para isso, o programa faz duas pontes: liga os jovens às empresas e fornece cursos profissionalizantes. 

No site da iniciativa é possível inscrever-se e conferir os cursos e vagas disponibilizadas.

12. CIEE

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é também um aliado para quem busca o primeiro emprego. Essa entidade de assistência social facilita a entrada de jovens estudantes no mercado de trabalho através de programas de aprendizagem e de estágio.

13. Trainee

O trainee é um tipo de cargo ocupado por pessoas que estão cursando o ensino superior ou que são recém-formados. O objetivo deste tipo de trabalho é treinar os funcionários para desempenhar cargos específicos dentro das empresas.

Aqui entra a parte legal: grandes empresas costumam abrir vagas de trainee, então você tem a possibilidade de já ter seu primeiro emprego em uma instituição reconhecida! Para participar dos processos seletivos é preciso estar atento à abertura das inscrições, cada corporação tem um tipo de recrutamento. 

Na hora da entrevista

Seguiu nossas dicas e conseguiu a oportunidade de participar de uma entrevista? Opa, agora entram as dicas que podem ajudar nessa etapa. 

14. Autoconhecimento é tudo

A verdade é sempre imprescindível em uma entrevista de emprego, então como conseguir um emprego sem inventar qualidades? Bom, é preciso antes de tudo conhecer a si mesmo. Saber quais são seus pontos fortes, notar os aprendizados que vieram após algo não sair como o esperado e valorizar sua jornada são passos essenciais.

15. Estude sobre a empresa e a vaga disponível

Para causar uma boa impressão na sua entrevista de emprego, mostre que você sabe sobre a empresa e a vaga oferecida. Isso conta muitos pontos!

Leia o site da companhia, verifique os requisitos da vaga e busque por mais informações na internet. Tudo o que puder acrescentar vai ser muito bem visto pelo entrevistador e vai mostrar que você tem interesse genuíno na oferta.

16. Prepare-se para responder as perguntas mais comuns

Sabe aquele famoso “como você se vê daqui há X anos” ou o clássico “nos conte uma qualidade e um defeito”? É comum que equipes de recursos humanos façam perguntas semelhantes em processos seletivos.

Por isso, use a internet a seu favor! Procure por vídeos de profissionais falando sobre essas perguntas, estude suas respostas e pratique até se sentir confiante em responder a essas questões.

Conclusão 

Além de seguir todos os passos mencionados, uma última dica é fundamental: mantenha a paciência e a persistência. O tão almejado emprego pode não surgir rápido, mas isso não significa que você deve desistir.

Seguindo as nossas dicas e procurando se aprimorar sempre, logo uma oportunidade incrível vai surgir para você. Boa sorte, seu novo emprego te aguarda! ✨

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Manual para negociar dívida com desconto: 8 dicas
QuiteJá | 14/05/2021
Golpe do WhatsApp: como proteger seu aplicativo dos 6 golpes mais comuns
QuiteJá | 06/05/2021
Dívida ativa: o que é, como consultar e como fazer o pagamento
QuiteJá | 20/04/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo