03/02/2022

Como viajar de graça pelo Brasil e pelo mundo [+6 dicas]

Se “algum lugar bonito pra viver em paz, onde eu possa encontrar a natureza, alegria e felicidade com certeza” é a sua definição de férias perfeitas, vem com a gente descobrir como viajar de graça e ter o seu momento de descanso!

A canção de Erasmo e Roberto Carlos traduz bem o conceito do que seriam férias perfeitas, não é mesmo? E, se tratando de descansar, quanto mais mordomia melhor, certo? Por isso, vem conferir como ter o custo de zero reais ao viajar!

É possível viajar de graça?

Sim, é possível viajar de graça – tanto de avião, quanto de ônibus! Isso parece até mentira de tão bom, né? Mas existem algumas formas de viajar de graça sim, neste conteúdo vamos te contar detalhadamente sobre todas elas. Vamos lá?

Negocie suas dívidas com descontão | QuiteJá

Como viajar de graça de ônibus?

Existem três grupos de pessoas que podem viajar de graça de ônibus: jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, idosos de baixa renda com mais de 60 anos e portadores de deficiências. 

Para os jovens é necessário ter o ID Jovem, ou Identidade Jovem. Esse documento garante acesso a meia entrada em eventos artísticos, esportivos e culturais, além de possibilitar viagens interestaduais gratuitas. Todos esses direitos estão assegurados pelo Decreto n 8.537/2015.

Para solicitar o ID Jovem é preciso corresponder a alguns requisitos:

  • ter entre 15 e 29 anos,
  • possuir renda familiar de até dois salários mínimos mensais,
  • ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). 

Já para os idosos, por lei, as viações devem oferecer duas vagas gratuitas nos veículos e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota. Para garantir esse benefício é necessário ter a “carteirinha do idoso”. Logo mais vamos explicar como  emitir esse documento.      

Os portadores de deficiências têm acesso ao Passe Livre, este benefício garante a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, assim como de barco e de trem.

Se enquadram neste programa as pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia. É necessário também comprovar a renda mensal de até um salário mínimo por pessoa da família.

Para ter mais informações sobre como solicitar o Passe Livre, acesse o Portal da Infraestrutura do Governo Federal.

Como viajar de graça de avião | QuiteJá

Como viajar de graça de avião?

E viajar de avião na faixa, já pensou? Temos dicas que podem te ajudar a conseguir um voo de graça! Não tem como recusar uma oferta dessas, né? Então chega junto pra saber mais! 

FAB

Já pensou em viajar juntinho com a Força Aérea Brasileira? Sim, você pode! Alguns assentos são oferecidos à população brasileira quando há espaço vago nas aeronaves e o melhor de tudo: é de graça!

Sempre que um voo oficial levando equipes, soldados ou equipamentos tem lugares vagos, eles podem ser ocupados por cidadãos. Porém, é preciso ficar atento porque existe todo um procedimento a ser seguido para garantir essa “caroninha”.

A primeira coisa que você precisa saber sobre como viajar de graça com a FAB: é necessário estar em um das cidades que têm uma Base da Força Aérea Brasileira. Você pode conferir a lista de municípios aqui.                                                                                   

Para dar início aos procedimentos é preciso comparecer à Base da Força Aérea e procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN). Lá você fará o seu cadastro, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Importante: assim como você só pode voar de um lugar que tenha uma Base da Força Aérea, o seu destino também precisa ser uma cidade que possua uma Base da Força Aérea. Combinado?

Com o seu cadastro e inscrição feitos, você precisa ficar de olho na sua caixa de e-mails, pois é por lá que vão te avisar sobre possíveis vagas. Não existe um dia ou horário pré-determinado, por isso, para usar essa opção de viagem de graça é preciso ter disponibilidade para voar a qualquer momento

Ah, e tem mais uma info importante: a inscrição tem validade de 10 dias, expirando esse período é necessário se inscrever novamente.

Milhas

As milhas aéreas são pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas. A boa notícia é que todas as companhias aéreas possuem um programa de milhas, ou seja, você pode viajar para qualquer lugar!

Ok, mas como você vai acumular milhas? As duas formas mais comuns são: utilizando seu cartão de crédito e transformando os pontos gerados em milhas ou então viajando pelas companhias aéreas e acumulando milhas. 

Vale mencionar que cada empresa tem suas particularidades em relação às milhas, por isso, é importante checar na companhia aérea de sua preferência como essa pontuação funciona.

Como viajar pelo mundo de graça?

Você tem vontade de conhecer outros países e culturas? Quem não, não é mesmo? O bom é que também existem formas de viajar pelo mundão a fora sem pagar passagem.

Vem com a gente descobrir mais 3 formas de viajar de graça, dessa vez internacionalmente – chique demais!

Trabalhe em um cruzeiro

Conhecer o mundo e desbravar os sete mares, já pensou? Pois é, muitas companhias de viagem de cruzeiros têm itinerários que navegam por diversos países e quem trabalha a bordo desses navios pode desfrutar da estadia em lugares diferentes.

Claro que para trabalhar em um cruzeiro é preciso passar por um processo seletivo e também estar disposto a viver boa parte dos dias em alto mar. Porém, essa é uma das formas de viajar de graça e trabalhar ao mesmo tempo

Relocation car

Esse serviço com nome inglês significa “realocar um carro”. Sabe quando alguém aluga um carro para ir de um estado a outro, por exemplo? Fora do Brasil o serviço de aluguel de carros é bem mais forte e o relocation car significa levar um carro alugado de volta a cidade de onde ele foi alugado

Esse esquema é mais ou menos parecido com o do cruzeiro: você é pago para viajar. Nesse caso, muitas vezes é preciso atravessar estados e dessa forma, conforme viaja para realizar a devolução do carro, você pode ir conhecer muitas cidades diferentes.

Para poder se beneficiar dessa opção é preciso já estar fora do Brasil. 

Milhas aéreas

Novamente as milhas aéreas aparecem como opção, e elas também valem para viagens internacionais! Claro, depende bastante de quantas milhas você acumulou e como o seu programa de pontos funciona.

Por isso, é bom sempre ficar de olho nos seus gastos com cartão de crédito, vai que numas dessas você pode desbravar terras estrangeiras?

Como fazer carteirinha de idoso para viajar de graça?

Como fazer carteirinha de idoso para viajar de graça? | QuiteJá

Como já mencionamos, idosos com idade a partir de 60 anos também têm a opção de viajar de graça. Assegurado pelo Estatuto do Idoso na Lei nº 10.741/03, idosos têm gratuidade ou desconto ao comprar passagens rodoviárias interestaduais. 

Para emitir a carteirinha de idoso é necessário ser inscrito no CAD – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A solicitação pode ser feita gratuitamente em qualquer CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

Para emitir a carteirinha é necessário ter o NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único). Além da comprovação de renda de até dois salários mínimos. Idosos que não têm como comprovar a renda podem recorrer a Carteira da Pessoa Idosa do Ministério da Cidadania.

6 dicas para economizar em viagens

  1. Para economizar na hospedagem troque o hotel por um AirBnb, você pode conseguir espaços inteiros ou quartos em lugares incríveis e com um precinho bem menor!
  2. Outra opção de hospedagem é o CouchSurfing, uma plataforma que conecta pessoas do mundo todo. De um lado quem quer conhecer novos lugares, do outro gente que pode disponibilizar o sofá de casa para um visitante.
  3. Tente fazer as principais refeições do dia onde você está hospedado, cozinhar ou fazer preparos rápidos é uma ótima forma de economizar!
  4. Viajar na baixa temporada também é outra forma inteligente de poupar uma graninha. Nesses períodos os valores tanto de hospedagem quanto de alimentação costumam ser bem mais baixos, o que acaba sendo muito vantajoso!
  5. Quer conhecer mais sobre a cultura e a história da cidade em que você está? Então procure por atrações gratuitas. Muitos museus e exposições têm entrada gratuita ou dias com valores promocionais. Vale a pena ficar de olho nesse ponto também!
  6. Para se locomover dentro e fora da cidade, dê preferência para o transporte público ao invés de táxis e carros de aplicativos. Assim você vai gastar bem menos e ainda vai ter a chance de viver uma experiência ainda mais completa e rica ao turistar! 

Aproveite suas férias!

Com as nossas dicas ficou bem mais fácil viajar economizando, não é mesmo? Agora você já pode começar a planejar sua próxima aventura! Ah, só não esqueça de seguir todos os passos indicados aqui para que tudo saia certinho, combinado?

Se você quiser aproveitar e também mandar as dívidas de férias (para sempre), acesse nosso site! Lá você encontra condições especiais de negociação com mais de 10 credores! 

Siga nossas dicas, prepare as malas e boa viagem!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Consórcio é investimento ou não?
QuiteJá | 22/06/2022
Dia dos namorados: 10 presentes que não custam nada
QuiteJá | 10/06/2022
Consórcio: como funciona, 4 tipos e como fazer
QuiteJá | 24/05/2022

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo