18/02/2021

Paguei um boleto falso, como faço para recuperar o dinheiro?

Você pagou um boleto online, pediu uma segunda via ou recebeu ele por correspondência, mas percebeu tarde demais que era um golpe do boleto falso?

Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o boleto bancário é a forma de pagamento utilizada por 75% dos brasileiros. 

Apesar do investimento alto na segurança dessa operação financeira e na obrigatoriedade do registro dos boletos, existem pessoas maldosas por aí querendo te passar a perna.

Se isso aconteceu com você, respira fundo, vamos te orientar como agir da melhor forma possível e tentar recuperar esse dinheiro.

Paguei um boleto falso, o que fazer?

Quanto antes você descobrir sobre o golpe, melhores são as chances de reverter a situação. Notou algo estranho após o pagamento? Estas são as 3 principais providências que você precisa tomar quando pagar um boleto fraudado:

Seu CPF está limpo?

Comunique o seu banco

A primeira providência é informar o banco no qual você fez o pagamento sobre a fraude. 

Como a compensação de um boleto bancário pode demorar até 3 dias úteis, é possível que seu gerente ou um atendente possa cancelar a transferência do dinheiro se ela ainda estiver pendente.

Comunique o banco ou loja destinatária

Em seguida, comunique o serviço de atendimento ao cliente do banco destinatário sobre o possível golpe, eles podem fazer um bloqueio preventivo dos valores antes que o golpista ponha as mãos neles.

Cuidado! Muitos golpistas manipulam o boleto para que apareça a imagem de um banco, mas os três primeiros dígitos do boleto se referem a outro. 

O banco que você precisa entrar em contato é o identificado no começo do código de barras. Com uma pesquisa na internet você descobre rapidamente a qual instituição pertencem os três dígitos.

Faça um boletim de ocorrência

Fazer um registro policial é importante para te ajudar a recuperar o dinheiro. Por isso, leve todos os documentos, como o boleto utilizado e o comprovante do pagamento, e faça o boletim de ocorrência.

O B.O.  também é fundamental no caso da conta bancária utilizada para o golpe ser laranja, ou seja, ter sido criado com o CPF ou CNPJ de um terceiro. Assim a polícia pode abrir um inquérito para investigar a conta.

Quem é responsável por fraudes no boleto bancário?

O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor afirma o seguinte:

“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”

Ou seja, o banco ou a loja, como emissores do boleto, são responsáveis por oferecer um ambiente seguro para transações financeiras

Por isso acabam sendo culpados pela falha na prestação de serviço e deverão ressarcir o valor pago no boleto falso, fora em casos em que é provado que a culpa foi exclusiva do consumidor ou de terceiros.

Como recuperar o dinheiro de um boleto falso?

Para recuperar seu dinheiro, identifique qual instituição financeira permitiu a adulteração. A primeira coisa que você poderá fazer é um pedido amigável de ressarcimento. 

Se o banco ou a loja se recusarem a devolver o dinheiro, sua segunda opção é fazer uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça.

Uma última alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível para conseguir o estorno do valor e uma possível indenização por danos morais e materiais devido à fraude. 

Como evitar pagar um boleto fraudulento

Como evitar golpe do boleto falso

Se você caiu no golpe do boleto falso, deve estar querendo saber como não cair nessa fraude de novo

A principal dica é sempre conferir muito bem todos os dados do boleto e desconfiar de mensagens suspeitas por SMS, Whatsapp, redes sociais e e-mail pedindo o pagamento de algum boleto.

Mas se você quer ficar realmente protegido contra esse golpe, nós temos um texto com 13 dicas de como evitar pagar um boleto falso.

Como resolver outros problemas com pagamento de boleto bancário?

Existem outros problemas com pagamento de um boleto bancário que podem precisar de devolução do dinheiro. Saiba como agir em cada caso.

Paguei o boleto errado

Se você acabou pagando um boleto errado sem querer, tente resolver o problema o quanto antes, pois se o pagamento já tiver sido concluído, será mais difícil pedir o cancelamento e estorno.

Porém, se ele estiver em análise, entre em contato com a empresa recebedora e seu banco para pedir o cancelamento. E caso você tenha apenas agendado o pagamento, é possível interromper o pagamento no próprio internet banking ou entrando em contato com o banco.

Paguei o mesmo boleto duas vezes

Em caso de pagamento de boleto em duplicidade, o próprio beneficiário pode reconhecer o pagamento duplo e fazer o estorno automático do valor. 

Se isso não acontecer e os dois pagamentos forem efetivados, é preciso entrar em contato com quem recebeu o dinheiro para solicitar a devolução do dinheiro.

Conclusão

Quando falamos de negociação de dívidas, sabemos que os golpes do boleto falso são frequentes, por isso parte da missão da QuiteJá é te ensinar como se prevenir dessa fraude e o que fazer caso você caia nessa cilada.

Pagar um boleto falso nem sempre significa dinheiro perdido. Com nossos conselhos, é possível tentar recuperar esse dinheiro e até ser indenizado se for o caso. Lembrando que é importante descobrir o quanto antes o que aconteceu para não correr o risco de sair no prejuízo.

Sofia Hohmann

Analista de Conteúdo na QuiteJá

Posts Relacionados

Empréstimo pessoal para negativado
Empréstimo pessoal para negativado: quais os tipos e como pedir
Sofia Hohmann | 25/02/2021
Parcelar dívidas ou pagar à vista? O que vale mais a pena?
Parcelar dívidas ou pagar à vista: o que vale mais a pena?
Sofia Hohmann | 23/02/2021
Senhor com dúvida se dívida caduca
Dívida caduca? O que acontece com uma dívida após 5 anos?
Sofia Hohmann | 11/02/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo