22/10/2021

Os melhores podcasts sobre finanças [+3 dicas bônus]

Sabe aquele tempão que você gasta fazendo faxina ou se deslocando de busão para chegar até o trabalho? A gente sabe que esses momentos, muitas vezes, não são os mais legais do mundo. Porém, existe um jeito de animá-los, sabia? Ouvindo um podcast!

O podcast se tornou um meio queridinho de entretenimento e aprendizado para muitas pessoas. O que a gente entende completamente, afinal, nada melhor do que consumir um conteúdo legal enquanto agiliza outras coisas do dia!

Talvez você ainda não tenha se rendido aos podcasts, mas com essa lista de hoje vamos te convencer a, pelo menos, dar uma chance para esse tipo de mídia!

O que é um podcast?

Por definição, o podcast é um material em forma de áudio. Sabe um programa de rádio? O podcast é bem parecido com isso.  A diferença é que o conteúdo, geralmente, é gravado e fica disponível nas plataformas de streaming.

Alguns programas são gravados e transmitidos em lives, mas sempre é possível acessar os conteúdos depois ou em qualquer outro momento. E é justamente por isso que esse tipo de formato agrada tanto!

Para que serve um podcast?

Os podcasts têm como propósito ensinar, colaborar, informar ou entreter. Tudo depende de quem produz o conteúdo e também de quem consome.

Em uma busca rápida você pode encontrar diversos formatos, durações e temas abordados nesses programas. Tem quem fale sobre moda, educação, crimes reais, finanças, cinema e por aí vai!

Esse formato é bem democrático e sempre é possível encontrar um podcast que combine com o que você procura! 

Seu CPF está limpo? Consulte | QuiteJá

Como ouvir podcasts?

Começou a gostar da ideia e quer saber onde pode encontrar os podcasts? Bom, a maioria dos programas está nas plataformas:

  • Spotify Podcasts;
  • Google Podcasts;
  • Deezer;
  • Apple Podcasts;
  • SoundCloud;
  • Youtube.

Vale mencionar que quando falamos de serviço de streaming, isso significa que são canais onde não é necessário fazer download de um conteúdo para acessá-lo. Basta estar conectado à internet.

Cada plataforma tem uma forma de distribuição desses conteúdos, algumas são pagas e outras oferecem os podcasts gratuitamente

8 podcasts sobre finanças

Bom, agora que você já é um expert em podcasts, que tal conhecer alguns dos melhores programas sobre finanças? Vamos te levar em um passeio por diferentes tipos de abordagens. Com certeza, alguma vai te agradar. Vem com a gente! 

1. Pod isso, meninas?

Esse é um podcast da Valor Investe apresentado por três mulheres incríveis: Ana Leoni, Naiara Bertão e Nathalia Largui. A proposta é bem simples: quebrar os tabus envolvendo dinheiro.

Muitas vezes não nos damos conta, mas o dinheiro está em tudo que fazemos: a forma como vivemos, o que decidimos comprar, o que acreditamos ser certo ou errado e muito mais. Por isso, é tão importante conhecermos mais sobre como a grana funciona na nossa vida! 

Para começar as indicações, tem um episódio sobre cartão de crédito que conta com informações levantadas pela equipe da QuiteJá! Olha só:

2. Poupecast

Rainha da internet e também das finanças, Nathalia Arcuri tem o seu próprio podcast.  Prometendo ajudar a galera a tirar o pé da jaca quando se trata de finanças, o conteúdo é divertido e ao mesmo tempo informativo.

Junto com Bru Andriotto e Prof Mira, Nathalia permeia diversos assuntos como: maneiras de ganhar mais dinheiro, investimentos e dicas para evitar golpes. O programa é ideal para quem quer aprender de forma descontraída!

Tá sentindo a alta geral nos preços dos itens básicos? Vem descobrir o que está rolando e como economizar:

3. Primocast

Quem acompanha o mundo dos influenciadores financeiros com certeza conhece o Primo Rico, ou melhor, Thiago Nigro. Com mais de 5 anos atuando na internet, esse é um dos primeiros nomes que vem à mente de quem quer aprender sobre investimentos. 

Semanalmente, Thiago Nigro reúne o seu time e também convidados para falar sobre os mais diversos temas relacionados a finanças, investimentos e empreendedorismo.

Aliás, você sabe como o negócio da música funciona? Thiago Nigro e convidadas especiais te contam tudo sobre esse assunto!

4.  Boletos Pagos

Todas as terças-feiras Nath Finanças e um convidado conversam sobre economia e educação financeira no podcast Boletos Pagos. Quem gosta de papo reto e muita informação importante está no lugar certo!

O legal desse podcast é que diversos assuntos são explorados, alguns bem interessantes são: dinheiro e culpa, vida e grana após o BBB e trabalho informal.

Quer uma palinha? Vem conferir com a Nath quanto custam os seus dados!

5. G1 Educação Financeira

O G1 Educação Financeira é um podcast do portal de notícias G1. O bacana é que os episódios são como pílulas de informação: bem curtinhos e objetivos.

Com temas mais sérios e episódios bem rapidinhos, o podcast aborda assuntos que vão desde como planejar objetivos financeiros até dicas para facilitar a negociação do aluguel. 

Bora aprender, em 8 minutos, a economizar gasolina?

6. Drops de Inteligência Financeira

Gustavo Cerbasi, o grande nome brasileiro quando se fala em educação financeira, também tem seu próprio podcast. Nesse caso, o conteúdo também é bem curtinho. Então, se você gosta de jogo rápido, vai gostar dessa opção!

Uma curiosidade aqui, Gustavo Cerbasi é autor do livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Esse livro deu origem a franquia de filmes “Até que a Sorte nos Separe”. Demais, né? 

Agora que falamos do filme, que tem tudo a ver com gastar demais, deixa a gente te perguntar: você sabe porque as compras compulsivas acontecem? Gustavo te explica!

7. Bora Dominar

Já pensou em dominar de vez as suas finanças? É exatamente isso que a Luciana Fiaux te ensina no podcast Bora Dominar! Os conteúdos, na questão de duração, ficam no meio termo: nem muito longos e nem tão curtos.

Já os temas abordados são bem direcionados a organização financeiras e reflexões sobre como as mais diversas situações podem afetar nossas finanças.

Por exemplo, você já parou para pensar que o medo, a culpa e a vergonha podem atrapalhar seu desenvolvimento e sucesso financeiro? Pois é! Confira mais informações sobre esse assunto no episódio:

8. Os Sócios

Este podcast é apresentado pelos sócios (que também são casados) Bruno e Malu Perini. Inclusive, o Bruno é idealizador e dono do site e canal do YouTube Você MAIS Rico. Então já dá pra saber que se está em boas mãos ao ouvir os episódios do podcast, né?

O legal aqui é que os assuntos conversados são bem amplos, dá pra aprender um pouquinho sobre cada coisa. Tem comunicação, política, marketing digital e por aí vai.

A nossa recomendação da vez é um conteúdo explicando a inflação, tema importantíssimo que acaba mexendo no bolso de todo mundo:

Podcast sobre finanças | QuiteJá

BÔNUS: 03 Episódios que merecem sua atenção

Uma coisa bem legal do mundo dos podcasts é que você não precisa, necessariamente, acompanhar algo focado em finanças para poder aprender sobre o tema. Outros tipos de abordagens também trazem informações bem interessantes sobre dinheiro.

Listamos três episódios informativos para você acompanhar!

Imagina Juntas #149 

O Imagina Juntas é um podcast formado por três amigos que abordam diversos temas atuais. Aqui entram desde problemas de relacionamento, cuidados com a saúde mental, entrevistas com pessoas influentes e tudo que envolve ser jovem adulto.

No episódio #149 rola um papo bem legal sobre a conquista da independência financeira. Bom para acompanhar e dar boas risadas:

Bom dia, Obvious #21

A Obvious é uma plataforma de conteúdo muito famosa no Instagram. A agência também tem um podcast: o Bom Dia, Obvious. Nos episódios, Marcela Ceribelli recebe convidados para abordar assuntos atuais do universo feminino.

Em um episódio específico, o Obvious #21 Especial Novos Começos: Boletos em Dia, o tema da vez é como encarar as finanças quando tudo está desandando. Os participantes contam suas próprias experiências e como conseguiram dar a volta por cima. Acompanhe:

Mamilos #110

Quem gosta de acompanhar as polêmicas do dia a dia, vai gostar dessa sugestão! O Mamilos é um podcast semanal que existe desde 2016. O programa busca debater os assuntos mais polêmicos do momento – mas sempre com muita empatia, respeito, bom humor e tolerância.

No episódio de número 110, as apresentadoras abordam o tema “Mulheres, dinheiro e independência”.  São várias participações no episódio, tá bem bacana:

Caso você queira se aprofundar mais, nós aqui já falamos sobre mulheres e finanças também!

Conclusão

Viu só quanta coisa legal você pode aprender apenas ouvindo um programa? Se você é fã de podcasts aproveite as nossas dicas. Se você ainda não costuma ouvir, que tal dar uma chance? Com certeza algum programa vai te agradar!

Ah, e não se esqueça, se as finanças complicarem por aí a QuiteJá te ajuda a negociar dívidas com desconto. Acesse nosso site e confira nossos parceiros e propostas!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Auxílio Brasil: tudo o que você precisa saber sobre o substituto do Bolsa Família
QuiteJá | 30/11/2021
Black Friday: 7 experiências para comprar e aproveitar
QuiteJá | 21/11/2021
5 coisas sobre economizar dinheiro com Júlia Mendonça
QuiteJá | 18/11/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo