27/04/2022

Reforma de casa: como economizar, dicas + 3 inspos

Alguma vez você já olhou pra sua casa e lembrou da canção de Vinícius de Moraes “era um casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”? Provavelmente, sua casa tem teto. Mas com certeza existem algumas coisas que você gostaria de mudar, certo?

Neste conteúdo vamos te dar dicas valiosas de como a reforma de casa ou apartamento pode ser fácil, descomplicada e econômica! Bora saber mais sobre o assunto!

Negocie suas dívidas com descontão | QuiteJá

O que é preciso para reformar uma casa?

Embora a reforma de casa não seja um projeto que começa do zero, mesmo assim é importante ter um planejamento bem elaborado de tudo que será feito, de quanto será necessário desembolsar, quanto tempo vai levar e quais profissionais serão contratados.

Dessa forma, é possível garantir que a reforma será bem-sucedida e que os contratempos serão minimizados. 

Quanto custa uma reforma em casa?

O valor de uma reforma depende de vários fatores, como por exemplo o tamanho da casa ou do ambiente e quais tipos e quantidades de materiais serão utilizados. Dessa forma, é difícil precisar de forma genérica quanto um reforma custa.

Porém, você mesmo pode fazer um cálculo base dos gastos que a sua reforma terá. É preciso lembrar de colocar na ponta do lápis o custo dos materiais a serem utilizados, a mão de obra e também as documentações que possam ser necessárias. 

Com todos esses valores discriminados, faça a soma e então você terá um valor aproximado de quanto a obra irá custar.

Quais os primeiros passos para começar uma reforma?

Como mencionamos acima, algumas medidas são necessárias para que o início de uma reforma de casa seja assertivo e sem complicações. Para que você já comece mandando bem, separamos 5 passos essenciais para colocar em prática antes de começar a reforma:

Planejamento

Não adianta, tudo começa com planejamento – desde a pintura de uma parede até uma reforma que englobe todos os ambientes de uma casa. Isso porque, planejar como tudo vai acontecer é fundamental para conseguir tirar planos e projetos do papel. 

Portanto, tire um tempinho do seu dia para sentar e planejar tudo que precisa ser feito na sua reforma. Um bom planejamento garante uma boa execução

Orçamento

Quando falamos de dinheiro, é muito importante ter um orçamento bem planejado e detalhado para que você não seja pego de surpresa por algo que poderia ter sido programado anteriormente.

Saber quanto gastará aproximadamente também permite que você consiga mensurar quanto tempo vai levar para concluir a obra, se precisará de uma renda extra e até mesmo para evitar que você comprometa seu orçamento pessoal ou familiar com gastos a mais.

Cronograma

Outro ponto fundamental: quanto tempo você levará para concluir a reforma. Vale muito a pena ter um cronograma detalhado do que será feito dia a dia ou semana a semana. Esse cuidado, ajuda a evitar que a reforma dure por tempo indeterminado. 

Ninguém merece ficar com a casa toda bagunçada porque tem uma obra acontecendo há meses, não é mesmo? Por isso, planeje também o tempo que cada etapa da reforma levará e fuja das reformas eternas.

Compra dos materiais

Primeiros passos para começar uma reforma de casa | QuiteJá

Assim como todas as outras etapas mencionadas acima, a compra de materiais de construção precisa ser planejada e calculada. Compre a quantidade de materiais adequada aos seus planos. 

Além disso, verifique se o revestimento ou a tinta que você deseja utilizar de fato são compatíveis com o ambiente escolhido. Pesquise, pergunte e consulte profissionais para que a compra de materiais seja feita de forma inteligente e sem desperdícios.

Questões burocráticas

Antes de dar início a qualquer etapa de uma reforma, lembre-se de verificar se existe alguma documentação obrigatória a ser atendida. Pode parecer besteira, mas desrespeitar as leis podem fazer com que sua obra seja paralisada.

Ninguém quer isso. Portanto, vale a pena estudar sobre esse assunto e contratar profissionais capacitados para lidar com a sua reforma. Ah, e tudo isso vale tanto para a pré-reforma, quanto para o pós-reforma, ok? Não dê bobeira!

Mão na massa

Com tudo especificado, certinho e dentro das leis, você estará finalmente habilitado(a) a dar início a sua reforma! Caso você vá fazer a reforma por conta própria, lembre de agir conforme seu planejamento.

Nos casos em que uma equipe de profissionais será contratada, também vale a pena ficar de olho no cronograma e acompanhar o andamento da obra sempre que possível.

Afinal, sua casa merece sua atenção!

Como economizar em uma reforma?

Agora que você já sabe quais passos são essenciais para dar início a uma obra, está na hora de descobrir formas de economizar durante esse processo. Com medidas eficazes e passos simples você pode poupar uma boa graninha!  

Faça você mesmo

Gostou do espelho que está na moda no Instagram, tá querendo um letreiro neon ou está pensando em fazer nichos decorados para o seu quarto? Todas essas coisas, e muitas outras, você mesmo pode fazer!

O famoso DIY (do it yourself) ganhou muita força na internet nos últimos anos e acabou disseminando a palavra da customização. Ou seja, você mesmo fabrica, decora e arruma objetos para a sua casa.

Tá querendo dicas? Basta acessar o Pinterest, lá está cheio de ideias de decorações que podem mudar os ares por aí e trazer muita personalidade para os ambientes da sua casa!

E claro, essa é uma boa forma de economizar! Afinal, muitas vezes, sai muito mais barato fazer um objeto do que comprar itens novos.

Reforme móveis antigos

Tem algum móvel antigo dando bobeira ai na sua casa? Você pode transformá-lo e dar uma cara nova e mais moderna a ele! Muitas vezes, com um pouco de mão na massa, reformar móveis é fácil e econômico.

Se você não faz muito o tipo que gosta de trabalhar em reformas, também pode procurar por empresas especializadas.  Pequenos detalhes, como trocar o assento das cadeiras ou mudar a cor de uma prateleira podem dar um up no visual da sua casa.

Não sabe por onde começar? Com uma busca rápida no Youtube você encontra diversos canais que explicam passo a passo como realizar a reforma e também quais materiais são necessários. Ótimo para salvar aquela graninha!

Pesquise e pechinche

Essa é uma dica óbvia, mas vale a pena reforçar: sempre que for tocar uma reforma, dedique um tempo para a pesquisa de preços. Mesmo uma economia de centavos pode fazer a diferença na soma total. 

Além disso, não deixe de pechinchar! Pagamentos à vista têm mais chances de acabarem rendendo um descontinho. Por isso, planeje-se, olhe com atenção todos os fornecedores e pratique a pechincha.

O que não fazer durante uma reforma?

Outro ponto que você deve levar em consideração são coisas que não devem ser feitas durante uma obra ou reforma de casa. Às vezes, o que parece ser uma ótima ideia pode acabar virando um transtorno. Saiba mais: 

Optar por materiais de baixa qualidade

Mesmo que o preço possa ser atrativo, tente não optar por produtos de baixa qualidade. Isso porque embora a economia seja feita no momento da compra, com certeza em algum momento mais tarde você terá prejuízo.

Sem contar que materiais de construção de baixa qualidade podem colocar sua segurança em risco. Imagina só um encanamento dando problema ou uma pintura descascando… Ninguém quer isso, certo? 

Por isso, pechinche e economize, mas sempre levando em consideração a qualidade do material que você colocará em sua casa. 

Esquecer de medir o tamanho dos móveis/decorações

Outro erro comum é esquecer de medir o tamanho dos móveis e das decorações. Muita gente esquece, por exemplo, de medir o sofá e aí o móvel não passa pela porta. Ou então a geladeira não cabe no espaço designado a ela na cozinha.

Para evitar esses contratempos, sempre use a fita métrica para ter as medidas de tudo bem certinho. E não esqueça também de ter tudo anotado quando for fazer a compra de novos móveis ou quando for planejar o reposicionamento de móveis em um cômodo.

Ignorar ajustes elétricos e hidráulicos

De nada adianta uma bela reforma se os ajustes elétricos e hidráulicos ficarem de fora. 

É claro, nem todas as obras vão necessariamente precisar desses ajustes. Porém, se o que você vai fazer envolve mudanças de interruptor e tomadas ou uma nova torneira em uma parede, atente-se a isso durante a obra.

Todos concordamos que além de bonita, uma casa também precisa ser funcional, não é mesmo?

Comprar materiais no “olhômetro”

O que não fazer durante uma reforma de casa? | QuiteJá

Não importa o quão bom você é em matemática, não caia na tentação de comprar materiais no olhômetro, achando que sem medir e calcular vai saber quanto será necessário.

Esse erro é muito comum e pode gerar duas coisas que ninguém quer em uma obra: desperdício ou falta. 

Não custa nada fazer o planejamento da quantidade dos materiais que serão necessários. Mesmo que essa tarefa gaste um tempinho, acredite, ela vai poupar dores de cabeça no futuro!

Reforme você mesmo: 03 inspirações para seguir agora

Viu todas as nossas dicas sobre reforma de casa e ficou com vontade de dar aquela mudada nos ambientes aí da sua casa? Temos a indicações de 3 canais no Youtube que ensinam sobre as mais diversas táticas, dicas e DIY para deixar seu cantinho do seu jeitinho!

Paloma Cipriano

A Paloma Cipriano põe a mão na massa e ensina desde como fazer um lago artificial até dicas de como pintar paredes sem erros. Se você está procurando uma fonte confiável para começar o “quebra-quebra” aí na sua casa, fica aqui a nossa recomendação! 

Inclusive, se você está pensando em dar um up na sua lavanderia, a Paloma tem dicas que podem te ajudar, olha só:

Gui e Rafa

Sabe aquelas decorações que você vê em perfis famosos no Instagram? O Gui e o Rafa estão aqui para provar que decor bonita não precisa, necessariamente, ser cara. Duvida? No Youtube, os dois ensinam passo a passo de vários itens, como uma luminária chique gastando pouco e um espelho bonitão!

Falamos em reforma de móveis anteriormente e neste vídeo os meninos ensinam a como  restaurar móveis antigos em casa:

Dressa Caroline

A Dressa entende tudo de itens de decoração! Se você não quer fazer uma grande reforma, só precisa repaginar alguns ambientes, então o canal dela pode te ajudar!

Com dicas super fáceis e acessíveis, a Dressa ensina, por exemplo, a como fazer almofada de nó e a como decorar vasos de plástico.

Quer mais? Olha só esse vídeo com ideias simples e baratinha para fazer em casa:

Deixe sua casa do seu jeitinho!

Uau, viu só quanta coisa bacana você pode fazer para transformar sua casa? Agora você está munido de informações e mais do que habilitado  a começar a reforma por aí!

Não esqueça do planejamento para dar início a tudo bem direitinho e mãos à obra! Desejamos uma boa reforma para você e que a sua casa fique ainda mais aconchegante e confortável!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Consórcio: como funciona, 4 tipos e como fazer
QuiteJá | 24/05/2022
A QuiteJá é confiável? 5 motivos para negociar sem medo
QuiteJá | 12/05/2022

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo