08/07/2021

Restituição do Imposto de Renda: comprar, guardar ou pagar dívida?

A restituição do imposto de renda já começou a ser paga, essa é a época em que as pessoas começam a fazer planos com o dim-dim a mais que entra na carteira. Porém, antes de tomar qualquer decisão, que tal conferir as possibilidades?

Comprar, guardar ou pagar dívida: qual é a melhor opção para você? Vem com a gente que neste texto explicamos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ações!

Como saber em qual lote vou receber a restituição 2021?

O pagamento da restituição do imposto de renda obedece uma ordem. Geralmente, as pessoas que entregam a declaração primeiro têm chances maiores de receber logo. Porém, há exceções.

Idosos, professores e pessoas com deficiência ou com doenças graves recebem a restituição sempre no primeiro lote. Não seguindo a ordem citada acima. Inclusive, normalmente, quase todo o primeiro lote é destinado a essas pessoas.

Se você não faz parte desse grupo e quer saber em qual data específica sua restituição vai estar disponível, a resposta não é muito otimista. Infelizmente, a Receita Federal não disponibiliza essa informação com antecedência.

Para conferir quando sua restituição estará disponível, é necessário, na véspera do pagamento de cada lote, verificar se a sua vez chegou. Cerca de uma semana antes da data do pagamento essa informação já está disponível.

Garanta até 90% de desconto na sua negociação de dívidas

Lotes de restituição 2021

O pagamento das restituições do imposto de renda são divididas em cinco lotes, confira o cronograma abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio de 2021
  • 2º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5º lote: em 30 de setembro de 2021

Como consultar a restituição do imposto de renda?

A restituição do imposto de renda pode ser consultada através da internet, pelo site ou app da Receita Federal.

Para consultar através do site siga os passos:

  • Informe seu CPF e também a sua data de nascimento;
  • Em seguida, clique em “Consultar”;
  • Após isso, a página seguinte mostrará as informações e status da sua restituição. 

Já as consultas pelo app podem ser realizadas tanto pelo sistema Android quanto pelo iOS:

  • Faça login no aplicativo;
  • Clique na opção “Consulta Restituição”;
  • Prontinho, suas informações estarão disponíveis na tela. 

Qual a melhor forma de usar a restituição do imposto de renda? | QuiteJá

Qual a melhor forma de usar a restituição do imposto de renda?

Agora que você já sabe como consultar sua restituição do imposto de renda, é preciso pensar em como utilizar esse dinheiro. Muitas pessoas não recebem quantias grandes na restituição, mas vamos combinar que atualmente qualquer valor já é bem-vindo, não é mesmo? 

Porém, antes de partir para a escolha, é preciso levar alguns pontos em consideração:

  • Seu orçamento está organizado?
  • Seus ganhos e gastos mensais estão equilibrados?
  • Está conseguindo pagar todas as suas dívidas em dia?
  • Pretende gastar todo o valor da restituição ou poupar um pouquinho? 
  • Você está financeiramente preparado para os gastos dos próximos meses?

Bateu a dúvida agora? Não tem problema, confira a seguir as situações em que você pode empregar sua restituição e qual delas mais combina com seu atual momento, olha só:

Realize o pagamento de dívidas

Você tem alguma dívida urgente e gostaria de encontrar uma forma de resolvê-la? Uma das alternativas é usar sua restituição para isso.

É importante lembrar que as pendências financeiras costumam acumular juros e multas por atraso. Por isso, não é uma escolha sábia perder a oportunidade de pagá-las. E isso é ainda mais necessário se você já está no vermelho.

Por isso, faça uma lista contendo todas as suas dívidas e analise quais delas são a sua prioridade. Tendo feito isso, procure formas de negociar esses valores. Mesmo que a sua restituição não quite a dívida, se for possível, dê esse primeiro passo.

Dívidas acumuladas interferem no seu score e também deixam seu nome sujo. Usar a restituição do imposto de renda para colocar tudo em ordem é uma boa opção! 

Economize seu dinheiro

Se você não tem dívidas para resolver, outra ótima opção é guardar o dinheiro da sua restituição. 

Ficou muito claro nos últimos meses que imprevistos podem acontecer. E é muito importante estar preparado para quando as coisas saírem dos trilhos. Por isso, uma reserva de dinheiro é fundamental.

Problemas de saúde, desemprego e emergências exigem preparação. Use sua restituição como forma de se prevenir e estar um passo à frente dos problemas – se eles surgirem. 

Se você já possui uma poupança ou investimento, economizar seu dinheiro do imposto de renda junto a essas outras economias é uma boa escolha. E te garante um valor ainda maior sendo poupado!  

Invista em itens que deseja adquirir

Está com as contas pagas e sua reserva de dinheiro também está em dia? Então essa é a brecha para você adquirir produtos ou serviços que deseja.

Muitas vezes somos obrigados a adiar sonhos e desejos por conta das responsabilidades da vida adulta. Mas isso não significa que essas vontades precisam ser esquecidas.

Quando a vida está balanceada é muito importante se permitir ter experiências e adquirir itens do seu desejo. Isso também faz parte da relação com o dinheiro, usufruir do seu esforço é recomendado e necessário.

Lembre-se apenas de dar passos conforme você pode. Sucumbir aos impulsos e fazer uma compra com valor muito acima do que você pode arcar pode acabar te levando diretamente para a inadimplência.

Sobre a QuiteJá

A QuiteJá é uma plataforma que tem como propósito facilitar a negociação de dívidas. Com processos 100% online e zero burocracia, disponibilizamos oportunidades para você dar adeus aos débitos pagando menos!

Já realizamos mais de 1 milhão de acordos, isso significa que muitos brasileiros puderam retomar o controle de suas vidas financeiras. Conte com a gente você também, acesse nosso site e confira as propostas disponíveis para o seu CPF. 

Conclusão

Agora que você já conferiu algumas alternativas do que fazer com a sua restituição do imposto de renda, é hora de fazer a sua escolha. Leve todos os tópicos apontados em consideração e tome decisões inteligentes.

Esse valor extra, ainda que pequeno, pode fazer diferença na sua vida! 

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Renda familiar: o que é, como calcular e como comprovar
QuiteJá | 22/07/2021
Como economizar água: dicas essenciais + 3 truques
QuiteJá | 15/07/2021
Juros simples e juros compostos: qual a diferença?
QuiteJá | 01/07/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo