12/08/2021

Score de crédito: matemática dos pontos, como ele é usado + 5 dicas

Quando o assunto é score de crédito, muitas dúvidas podem surgir. Especialmente, para quem não entende como a pontuação é formada ou para quem deseja melhorar os pontos. O aperreio acabou! Chegamos com informações preciosas para alavancar seus números!

Reunimos as principais dúvidas a respeito do score de crédito e esclarecemos tudo tim-tim por tim-tim aqui para você! Coisa boa, né? Vem com a gente desvendar todos os mistérios da sua pontuação! 

O que é o score de crédito?

O score de crédito é como uma espécie de junção de todos os hábitos financeiros de uma pessoa. Nesse “pacote” entram os pagamentos realizados ou não e também como a pessoa lida com o crédito concedido a ela (cartão de crédito e empréstimo, por exemplo).

Todas essas informações ajudam instituições financeiras a entenderem como é o perfil de cada consumidor. A pontuação do score muitas vezes é decisiva para quem deseja abrir crediário em lojas, ter um cartão de crédito com limite alto ou conseguir um financiamento.

Mas calma, não é qualquer tipo de empresa que pode realizar esse exame minucioso nas suas finanças, tá? Quem regula essas ações é o Banco Central. Atualmente, as principais instituições autorizadas a realizar essas análises são:

  • Serasa Experian;
  • Boa Vista SCPC;
  • Quod;
  • SPC Brasil.

Como consultar o score de crédito?

Para consultar o seu score, basta acessar o site das empresas citadas acima. É importante ter em mãos seu CPF e também seu celular – já que o cadastro, em algumas delas, é validado por SMS.

E não se engane ao pensar que só as empresas têm vantagens ao consultar o score de crédito, muito pelo contrário! Ter acesso à própria pontuação pode te dar pistas valiosas de como anda sua relação com dinheiro.

Uma pontuação alta significa que você anda bem, mas pontuações abaixo de 500 pontos são um indicativo de que é necessário reavaliar a forma como sua vida financeira está indo.

Deixe seu score nas alturas | QuiteJá

Matemática dos pontos do score 

Agora que você já sabe o que é o score de crédito, chegou a hora de entender como funciona a matemática dos pontos. Para começar, é importante saber que a pontuação varia de 0 a 1.000.

O valor do seu score de crédito indica a probabilidade de você pagar suas contas em dia.  Ou seja, quanto mais perto de mil pontos, mais você é considerado um bom pagador.

Como o score é calculado?

A pontuação do score é calculada de acordo com o histórico de consumo e pagamento de cada pessoa. Assim, os usuários são pontuados conforme cumprem ou deixam de cumprir seus compromissos. Mas não é só isso, outros fatores também incidem nessa conta:

  • histórico de dívidas que foram negativadas,
  • o relacionamento financeiro dos usuários com outras empresas,
  • dados positivos (consórcios, empréstimos, cartão de crédito e financiamentos),
  • dados cadastrais atualizados.

Por que meu score baixou?

Seu score de crédito diminuiu e você quer saber o motivo? A gente te ajuda! Algumas atitudes em relação a sua vida financeira podem fazer com que você veja sua pontuação de crédito mudar. Essas são algumas das razões que podem ter provocado a queda:

  • Ter o nome contestado;
  • Estar com muitas contas em atraso;
  • Realizar muitas compras a prazo;
  • Tentar financiamento ou empréstimo em vários lugares em um período curto;
  • Deixar dados do seu cadastro desatualizados;
  • Diminuir sua movimentação bancária;

Aqui é bem importante te contar uma coisa: oscilações pequenas (de até 50 pontos) no score são comuns, tá bem? Isso acontece porque a pontuação é dinâmica e muda conforme os meses e os acontecimentos financeiros ocorrem.

Não se preocupe com mudanças pequenas, elas não alteram a percepção do mercado sobre seu perfil. O que vale, nessa situação, é tentar manter-se na mesma faixa de pontuação, sem perder mais pontos. 

Aprenda tudo sobre a sua pontuação do score de crédito!

Para que serve o score de crédito?

O papel do score é de servir como uma avaliação sobre um consumidor para empresas e instituições. Como já mencionamos, com base na pontuação um perfil é traçado. A partir desse perfil, as empresas podem verificar os riscos de conceder crédito a alguém.

Aqui você pode se perguntar: “de que tipo de créditos estamos falando?”. Bom, há muitos tipos de locais que recorrem à consulta: grande parte dos bancos, financeiras, lojas de todos os setores, empresas de telefonia e de TV a cabo, entre outros prestadores de serviços.

Qual é o score ideal para conseguir um cartão de crédito?

Ter acima de 400 pontos já é o suficiente para que uma pessoa possa conseguir um cartão de crédito. Mas claro, aqui vale lembrar que quanto maior a pontuação, mais opções estarão disponíveis e maior será o limite de crédito concedido.

Nós sabemos que quando o assunto é cartão de crédito, muita gente se pega em estado de nervos. Mas não precisa ser assim! Na missão de te ajudar a ter mais opções de crédito, criamos uma lista com 11 opções de cartões de crédito para negativados

Dicas para ter o score alto

Agora que você já entendeu como o score de crédito é importante na sua vida, que tal aprender a deixar seus pontos lá nas alturas? Nós separamos algumas dicas essenciais para você alcançar o “verdinho” da pontuação, se liga!

O Cadastro Positivo é seu melhor amigo

Se você ainda não está inscrito no Cadastro Positivo, está na hora de se inscrever! Isso porque os dados desse cadastro vão construindo um histórico da sua vida financeira. E quanto mais positivas essas informações forem, melhor! Elas refletem na sua pontuação de score e também podem te ajudar a conseguir crédito mais facilmente.

Planejamento financeiro é muito importante

Nós sabemos, batemos bastante nessa tecla por aqui. Mas é que é a mais pura verdade: é preciso ter planejamento financeiro para ver suas finanças tomando rumos cada vez mais prósperos.

Com o score de crédito não é diferente, planejar seus gastos faz com que você tenha certeza de que poderá realizar mais compras ou que deve, por exemplo, dar uma segurada. Manter tudo em dia é crucial para subir na pontuação. 

Tente não emprestar seu nome

Às vezes, é muito difícil dizer não para amigos e familiares. Porém, aqui fica a dica: só empreste seu nome se tiver certeza de que a pessoa que o utilizará pode de fato arcar com as despesas a serem feitas.

Imagina só ver sua pontuação despencando porque um terceiro sujou seu nome? Assim não dá, né? Proteja-se dessa situação e lembre-se de que seu nome, no meio financeiro, é algo que deve ser tratado com muito cuidado!

Procure manter suas contas em dia

A pontuação sempre está relacionada aos seus comportamentos na hora de pagar débitos. Por isso, organize seu salário e tente manter suas contas em dia. Assim o ganho é duplo: você não paga juros e multas por atraso e ainda colabora com sua pontuação!

Ah, como já mencionamos, caso você comece a atrasar contas, isso pode acabar refletindo diretamente nos seus pontos. Ou seja: seus pontos podem baixar.

Limpe seu nome com a QuiteJá

Limpar seu nome é uma parte essencial para a obtenção de uma boa pontuação no score. Ao mesmo tempo, nós sabemos que nem sempre é fácil dar conta de todas as pendências e as coisas podem se apertar.

Para que você possa sair do vermelho e dar a volta por cima, a QuiteJá te ajuda a negociar! Em nosso site você confere a lista dos nossos parceiros credores e pode verificar as propostas de negociação disponíveis para o seu nome.

E quer saber o melhor de tudo? Você pode garantir descontos incríveis na sua dívida e ainda parcelar seu acordo. Dessa forma, seu orçamento não fica pesado e você consegue dar uma bom “up” no seu score!

Enquanto lia nosso conteúdo ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários, vamos ficar felizes em te ajudar a esclarecer tudo sobre o score de crédito!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Meta financeira: o que é, exemplos realistas +5 apps para te ajudar
QuiteJá | 13/01/2022
Planejamento para compra do material escolar [+9 dicas]
QuiteJá | 10/01/2022
Ceia de natal simples e barata
Ceia de Natal simples e barata: 6 dicas para economizar
QuiteJá | 22/12/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo