15/07/2021

Como economizar água: dicas essenciais + 3 truques

Aprender a como economizar água tem sido fundamental no Brasil. E isso não se deve apenas ao impacto ambiental, mas também pelo impacto causado no bolso dos consumidores. Assim como a conta de luz, a fatura da água também pode surpreender.

Quer evitar surpresas financeiras desagradáveis, contribuir com a preservação do meio ambiente e fazer bonito para a comunidade? Então, você está no lugar certo. Preparamos esse conteúdo especial sobre economia de água para você!

Além de dicas espertas para você economizar, preparamos também 3 truques que podem ser aplicados agora mesmo na sua rotina. Essas ações, por mais que pareçam pequenas, podem causar um resultado muito positivo no fim do mês quando as contas chegam.

Vamos lá? Prepare-se com papel e caneta na mão para salvar todas as informações!

Quais tarefas diárias consomem mais água?

Para economizar água, antes de tudo, é preciso entender quais atividades são responsáveis pelos maiores gastos. Aqui vale ressaltar que o consumo residencial é, dentre todos os outros setores, o que menos consome água. 

No entanto, algumas atividades domésticas demandam um volume de aǵua maior. São elas:

  • Tomar banho
  • Utilizar a descarga do vaso  sanitário
  • Lavar calçadas e veículos com mangueira
  • Realizar atividades com a torneira desnecessariamente aberta
  • Vazamentos

Essa lista não significa que essas tarefas precisam ser abandonadas. O intuito é conhecer o que demanda um consumo maior e então tomar atitudes para economizar. Por isso, confira a seguir como economizar na conta de água. 

Garanta até 90% de desconto na sua negociação de dívidas | QuiteJá

Como economizar na conta de água?

  • Tome banhos mais curtos
  • Feche a torneira quando escovar os dentes
  • Reaproveite a água da máquina de lavar
  • Evite lavar as calçadas com mangueira
  • Lave o carro/moto utilizando baldes de água
  • Atente-se aos vazamentos
  • Realize a manutenção do ar-condicionado periodicamente
  • Verifique se as torneiras estão bem fechadas
  • Confira se a descarga do banheiro está regulada
  • Aproveite a água da chuva para uso não-potável

Dicas essenciais para economizar água no dia a dia

Agora vamos te dar dicas de como economizar água de forma inteligente, sem precisar comprar itens específicos para isso. Pequenas mudanças constantes, geram grandes resultados. Bora lá?

Guarde a água fria do chuveiro

Sabe quando está frio e o chuveiro demora para dar aquela esquentada? Esse é um momento ideal para economizar água! Como? A gente explica: coletando com um balde essa água que está correndo enquanto o chuveiro atinge a temperatura perfeita.

Essa água está limpa e pode ser redirecionada para outras atividades como passar pano, regar as plantas e até mesmo lavar calçadas. Nessa pequena ação, é possível economizar até 4 litros de água.

Pode parecer pouco, mas em um mês essa economia pode chegar a 120 litros por pessoa. Se for em uma família de quatro pessoas, com um banho por familiar por dia, a economia sobe para 480 litros por mês!  

A caixa d’água merece atenção

A caixa d’água é mais um dos itens que merece atenção em casa. Como portadora de uma grande quantidade de água, ficar de olho em eventuais desperdícios é essencial.

Por isso, mantenha a caixa d’água sempre fechada para que a evaporação seja evitada. Isso é importante porque a evaporação pode exigir que o nível ideal de água seja reposto. Com isso o consumo aumenta – e a fatura também.

Planeje-se para regar o jardim

Quem tem plantinhas em casa sabe que elas merecem atenção e cuidados frequentes. Para inserir a economia de água nesse momento, planeje-se para regar as plantas.

Regá-las no começo do dia ou já no comecinho da noite evita a evaporação. Assim como também, garante que elas estarão de fato hidratadas. Já no inverno, de acordo com cada tipo de planta, tente fazer a rega um dia sim, um dia não

Programe-se para descongelar alimentos

Quem nunca esqueceu de tirar a carne do congelador que atire a primeira pedra! A verdade é que com a correria do dia, muitas vezes, nos vemos obrigados a descongelar alimentos com a ajuda da água da torneira.

Mas essa prática, além de gerar mais desperdício de água, não é a melhor forma de garantir segurança alimentar. Nesse caso, tente avisos no celular ou bilhetes na cozinha para lembrar de descongelar os alimentos da noite para o dia.

O indicado é tirar a refeição do congelador e mantê-la na geladeira para que o descongelamento seja feito gradualmente. Evite também fazer o descongelamento em temperatura ambiente. Uma vez que essa conduta é um prato cheio para a proliferação de bactérias.  

Lave o rosto com consciência 

Além de escovar os dentes de torneira fechada, lavar o rosto da mesma forma é essencial.  Vamos te convencer com números: uma torneira aberta por um minuto gasta em média 2,5 litros de água.

Seu rosto merece estar limpo, assim como sua consciência. Por esse motivo, tente fechar a torneira ou, ao menos, fazer a limpeza facial de forma rápida. O mesmo vale para os homens na hora de fazer a barba. 

Fique de olho na piscina

Ter piscina em casa é uma delícia, não é mesmo? Em alguns estados mais quentes, a piscina é ainda mais utilizada e presente nas vidas das pessoas. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o mergulho possa ser tranquilo.

A piscina deve ser sempre coberta com uma capa protetora quando não estiver em utilização. Isso porque, em dias mais quentes, a evaporação da água pode ser grande. Em contrapartida, ao cobrir a piscina, o nível de evaporação pode diminuir em até 90%. Uma boa diferença!

Outra dica que pode ajudar nesse sentido é aplicar cloro para a limpeza da piscina. A substância faz com que a evaporação perca força. 

Aprenda a como economizar água com 3 truques práticos | QuiteJá

3 truques para colocar em prática agora e economizar água

Além das dicas já mencionadas, alguns truques podem te ajudar na missão de economizar água em casa. Separamos 3 iniciativas super fáceis para a economia começar hoje mesmo!

Use menos água para cozinhar

Não parece, mas até mesmo no momento de cozinhar dá para diminuir o consumo de água. A primeira dica é utilizar as medidas adequadas quando for cozinhar legumes ou outros tipos de alimentos. Use a proporção ideal de água para cada cozimento, sem encher demais a panela.

Além disso, sempre que lavar legumes, frutas e verduras opte por realizar a higienização dentro de uma bacia com água. Evite lavar com a torneira aberta isoladamente cada alimento.

Ainda falando sobre alimentos, reutilize a água do cozimento de legumes para preparar o arroz. Além de econômica, essa atitude também é nutritiva!

Mesa posta, economia também

Você tem costume de cozinhar as refeições e passá-las para refratários para só então servi-las à mesa? Além de mais louça suja, utilizar vários recipientes faz com que o gasto de água na hora de lavar a louça seja maior.

Com exceção dos dias de comemorações especiais, procure servir as refeições nas panelas em que foram preparadas. Dá menos trabalho e ainda ajuda na economia! 

Fique de olho nos produtos que utiliza

Mais do que economizar com gestos em casa, também é preciso pensar melhor no seu consumo. As escolhas de produtos podem ser mais conscientes. Comece dando preferência para itens que prezam por sustentabilidade e sempre que puder opte por embalagens recicláveis.

Os produtos de limpeza ganham um destaque especial neste tópico. Além dos fatores já mencionados, tente inserir em sua rotina produtos sem enxágue e que não precisem ser diluídos em água.

Dessa maneira, o impacto da economia de água vai ser maior, alcançando outros níveis, além do financeiro. 

É possível economizar água e dinheiro!

A melhor forma de economizar água é substituindo velhos hábitos por novos mais econômicos. Com as nossas dicas você já tem um norte de como começar, agora basta ir colocando cada tópico em ação aos pouquinhos.

E lembre-se: a QuiteJá te dá dicas para economizar na fatura da água e também na negociação de dívidasSomos aquele reforço que pode te ajudar (e muito) na economia – seja de dívidas ou de assuntos do cotidiano. 

Agora chegou a sua vez, compartilhe esse texto com familiares e amigos. Vamos juntos fazer a nossa parte por um mundo melhor!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Renda familiar: o que é, como calcular e como comprovar
QuiteJá | 22/07/2021
Restituição do Imposto de Renda: comprar, guardar ou pagar dívida?
QuiteJá | 08/07/2021
Juros simples e juros compostos: qual a diferença?
QuiteJá | 01/07/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo