04/02/2021

Como ter uma renda extra: 50 formas para ganhar dinheiro em 2021

Precisando de uma gordurinha a mais para queimar no fim do mês? A renda extra, ou o famoso bico, pode ser a solução para você em 2021.

Se você quer complementar o salário, precisa pagar uma dívida, quer começar a investir, quer viajar ou precisa superar um momento financeiro delicado, existem muitas maneiras de conseguir uma graninha extra.

As 50 ideias de renda extra que reunimos neste texto servem tanto para você que tem um trabalho fixo e quer ter um dinheiro a mais, como para você que precisará trabalhar em tempo integral com isso.

Prepare seu bolso que depois dessa leitura você estará pronto para encher ele de dinheiro!

O que é renda extra?

A renda extra é aquele dinheiro a mais que você ganha com trabalhos alternativos que não são sua ocupação principal. 

É uma forma de ter uma folga no orçamento e não depender somente da sua renda ativa, ou seja, do seu salário.

Se as contas não fecham no fim do mês, a renda extra ainda pode ajudar a aumentar suas economias, além da habitual redução e controle dos gastos.

Seu CPF está limpo?

O que pode dificultar a renda extra?

Sua tentativa de renda extra pode dar errado por falta de planejamento e preparo. É importante aprender, praticar e se dedicar para realmente juntar o sonhado dinheirinho. Veja o que pode atrapalhar seus ganhos extra:

  • falta de diferencial: apesar de existirem muitas opções de renda extra, todo mundo está interessado nela, e você precisa ter aquele algo a mais em comparação com sua concorrência;
  • cansaço físico e emocional: todo o tempo e esforço dedicados à renda extra pode ser exaustivos, tanto para seu corpo como para sua mente;
  • falta de organização: é preciso saber gerenciar seu tempo para conseguir equilibrar as horas dedicadas a sua renda extra e poder atender seus clientes dentro da sua disponibilidade.

Preciso de muito investimento pra ter uma renda extra?

Não é preciso muito investimento para começar sua renda extra. Hoje, com a ajuda da internet, existem muitas maneiras de ganhar um dinheiro a mais sem custos iniciais altos.

O principal investimento em qualquer opção que você escolher é o seu tempo e paciência para fazer o dinheiro entrar.

O que vender para ter renda extra?

Para começar a listar as ideias de como ter uma renda extra, reunimos opções de produtos que você pode vender para ter aquela graninha a mais no fim do mês.

Se você precisar comprar algo para iniciar seu negócio, lembre-se de anotar tudo e estimar um preço para o qual você tenha lucro.

Revenda produtos importados

A revenda de produtos importados é uma prática bem comum. 

Você precisará de um investimento inicial para comprar itens em sites estrangeiros e depois revender eles em lojas virtuais como o Mercado Livre ou OLX, ou no boca a boca mesmo.

Recomendamos que você escolha uma categoria de produtos específica para ter sucesso com sua renda extra, assim ficará mais fácil atrair clientes.

Uma outra opção é para quem costuma viajar para o exterior, seja por lazer ou por causa do trabalho. 

Você se inscreve em sites ou aplicativos como o Wooboogie, informando seu destino e a data da viagem, e deverá trazer encomendas com você na volta. 

Assim, você ganhará comissões em cima do valor de entrega.

Faça corte e costura para vender

Se você tem uma máquina de costurar em casa e tem o dom do corte e da costura, use isso ao seu favor! 

Todo mundo tem alguma peça de roupa que precisa de um pequeno ajuste ou conserto. Comece com seus amigos, familiares e conhecidos até ser reconhecido por outras pessoas.

E se você tiver muito talento, vale apostar na confecção de peças também! Quem não quer uma roupinha exclusiva?

Faça e venda artesanatos

Gosta de trabalhos manuais? Transforme seu passatempo em renda extra ou aprenda a fazer um artesanato para vender.

Existem muitos mimos e itens de decoração que podem ser feitos com materiais simples e baratos e gerar dinheiro extra para você. Aqui vão algumas ideias:

  • velas aromáticas;
  • bordados;
  • crochê;
  • porta-objetos;
  • cadernos;
  • sabonetes;
  • guirlandas.

Ofereça corte de cabelo, manicure e maquiagem em domicílio

As pessoas gostam da praticidade de receber alguém na sua casa para cortar o cabelo, fazer as unhas ou fazer a maquiagem para um evento especial.

Se você sabe fazer uma dessas coisas ou tem interesse em aprender, torne-se o novo salão de beleza ambulante da sua região!

Produza e venda doces e salgados

Fazer e vender quitutes para eventos como aniversários pode ser uma ótima pedida!

Sabe fazer aquele brigadeiro gostoso ou uma coxinha imperdível? Comece a aceitar encomendas ou produza para venda em algum local. Quem sabe algum estabelecimento na sua região não queira fazer uma parceria e revender suas delícias?

Tire e venda fotos

Muita gente quer fazer um ensaio fotográfico individual, com amigos ou com a família como uma forma de recordação.

Que tal você ser a pessoa responsável por eternizar esse momento? Se você considera que leva jeito para tirar fotos e tem ou pode investir em uma câmera fotográfica, aposte na venda de fotos!

Nossa dica é aprender a editar essas fotos para entregar um material ainda melhor para seus clientes. Existem diferentes programas e cursos na internet que podem te ajudar com isso.

Venda marmitas fit

Faça e venda marmitas fit

Muita gente tem uma rotina de trabalho que impede elas de cozinharem ou terem uma refeição saudável. O que acha de ser a solução do problema delas?

As marmitas fit são uma tendência que veio pra ficar. Crie cardápios variados, adicione seu tempero especial e temos certeza que você terá sucesso!

Você pode usar as redes sociais ou o whatsapp para receber suas encomendas.

Faça um brechó com roupas que você não precisa mais

Nosso armário está cheio de peças de roupa que não nos servem mais ou que mal usamos.

Aproveite e faça uma limpa nas suas roupas. As peças que ainda estiverem em bom estado podem ser vendidas em sites como o Enjoei, ou você pode organizar um bazar.

E quem sabe seu desapego pessoal pode se tornar um verdadeiro brechó físico ou online no qual você compra peças de outras pessoas para revendê-las?

Venda seus usados

Além das roupas, que tal desapegar de outros itens que você não precisa mais? Pode ser um móvel, um item de decoração, um eletrônico ou até mesmo um carro.

Essa é uma forma de praticar o que chamamos de consumo consciente. Refletir sobre o que você realmente precisa e assim desapegar ou deixar de comprar coisas novas pode garantir uma grana extra no fim das contas.

Seus desapegos podem ser vendidos em diferentes lojas virtuais, como o OLX ou o Mercado Livre.

Abra uma microfranquia

Uma microfranquia é uma franquia com investimento abaixo de R$ 90 mil.

Apesar do investimento poder ser alto, se você está em condições de abrir a sua microfranquia, vá fundo, pois o retorno financeiro acontece entre 12 e 18 meses em 39% dos casos, conforme a Associação Brasileira de Franchising.

Sem falar nas franquias online, que não precisam de local físico e sairão mais baratas ainda para o seu bolso.

A vantagem de optar por esse tipo de empresa é que o nome da marca já é reconhecido e você já terá um plano de negócio estabelecido para te ajudar no processo.

Quer descobrir as diferentes opções de microfranquias? Consulte na Associação Brasileira de Franchising.

Como ter uma renda extra na internet?

A internet é uma grande facilitadora da renda extra. Graças a ela, o investimento inicial pode ser mais baixo ou até nulo. Bora conferir como ganhar dinheiro a mais online?

Alugue seus bens

Sua caixa de ferramentas, sua lavadora de alta pressão ou sua esteira estão pegando pó em casa por não serem usadas com frequência?

A economia colaborativa propõe a troca, empréstimo e aluguel de itens que podem ser facilmente compartilhados entre várias pessoas. Por que todo mundo precisa ter uma furadeira em casa, por exemplo?

Aproveite que esse mercado está crescendo e alugue na internet os bens que você tem em casa e não está usando. É uma prática que ajuda seu bolso, o ambiente e a sociedade!

Com anúncios no Instagram e Facebook

Se você tem muitos amigos no Facebook ou muitos seguidores no Instagram, que tal ganhar um dinheirinho com postagens patrocinadas?

Comece entrando em contato com marcas locais e menores para ver se elas se interessam em fazer uma parceria com você!

Crie conteúdo para blogs

Gosta de escrever? Aproveite essa habilidade para criar conteúdos para blogs de empresas como redator ou ghost writer. É comum que elas busquem freelancers, ou seja, pessoas que escrevem textos avulsos.

Determine seu preço por palavra escrita ou hora trabalhada e anuncie em sites de freelancers como o Workana e RedaWeb, ou redes sociais.

Crie sites e blogs

Tem habilidades com desenvolvimento de sites e design? Ajude empresas a criarem sites e blogs, seja na plataforma WordPress ou outra.

Este serviço é muito requisitado, já que todo negócio precisa estar online e criar conteúdo para atrair mais clientes.

Faça dropshipping

Dropshipping é um modelo de comércio eletrônico no qual seu único trabalho será vender! Estoque e entrega são por conta de outra empresa. Interessante, não?

Empresas gigantes como Amazon, e-Bay, Magazine Luiza e Mercado Livre possibilitam dropshipping. Toda vez que você vende um produto deles, você ganha uma comissão por isso.

Faça stream de games

Curte jogar um Dota 2, Counter Strike, League of Legends ou GTA?

Em plataformas como o Twitch é possível jogar esses e outros jogos ao vivo para que pessoas assistam, curtam e comprem os produtos anunciados. Você se torna um streamer e ganha uma graninha extra por jogar.

Faça testes de aplicativos e sites

Antes de lançar aplicativos ou sites, muitas empresas desejam testar seus produtos com diferentes usuários.

E você pode se aproveitar disso para ganhar sua renda extra. Existem empresas, como a TestaIsso, Base 2 e Userfeel, que ajudam outras a encontrarem usuários testes. E esses testadores são pagos para fazer isso!

Basta preencher os pré-requisitos pedidos por cada site para poder se inscrever e ser um testador oficial.

Faça vendas como afiliado

Similar à prática do dropshipping, tornar-se um afiliado pode render uma boa grana extra.

Com a ajuda de plataformas como Lomadee e Hotmart, você se torna afiliado de um produto ou serviço e sua missão é divulgar um determinado link nas suas redes sociais e outros meios de divulgação.

Toda vez que alguém finalizar uma compra usando seu link, você ganha uma comissão. Assim, é possível ganhar dinheiro até dormindo.

Monte uma loja virtual

Hoje em dia, a loja virtual ou e-commerce virou uma opção fácil e prática, pois não exige um local físico e aluguel para ser mantida.

Além disso, o processo de abertura de uma loja virtual está muito mais simples e menos burocrático. Sem falar que você pode manter seu estoque de produtos em casa.

O interessante é escolher um nicho de mercado específico, que não tenha tanta oferta e que você conheça bem.

Plataformas como a Shopify, Nuvemshop e Tray podem te ajudar na jornada para abrir seu e-commerce e garantir a renda extra.

Ofereça serviços de programação

A busca por bons programadores é alta. Se você domina alguma linguagem de programação e quer fazer trabalhos avulsos ajudando uma empresa em algum projeto, essa pode ser uma valiosa fonte de renda extra.

É só se inscrever em plataformas de freelancer ou usar outros métodos de divulgação. Lembrando que você não precisa ter uma formação específica, você pode aprender a programar com cursos disponíveis na internet.

Recomendamos conhecer a linguagem Java, muito usada em aplicativos para Android, e Python, para quem quer se aventurar na ciência de dados.

Produza e publique vídeos no Youtube

Leva jeito na frente das câmeras e domina algum assunto? Garanta sua renda extra com um canal de vídeos no Youtube!

Quando for publicar, não esqueça de monetizar ele, ou seja, pedir para ganhar dinheiro com as propagandas exibidas durante seu vídeo.

Crie um calendário de publicações e mantenha uma frequência de postagens, pois quanto mais você posta, mais você ganha.

Se alugue como goleiro

Seja goleiro de aluguel

A galera combina a partida de futebol, mas sempre chega aquele momento em que ninguém quer ser goleiro.

Você pode ser o herói (ou heroína) da partida. No site e aplicativo do Goleiro de Aluguel você pode se disponibilizar para fechar o time de alguém e ganhar uma renda extra a cada jogo.

Seja um assistente virtual

Já pensou em ser assistente virtual para realizar tarefas para pessoas e empresas? Em plataformas de freelancer como 99Freelas e Workana você encontra oportunidades para atender chats digitais, por exemplo.

Trabalhe com mídias sociais

A gestão de mídias sociais está em alta, então é uma oportunidade de ganhar uma renda extra.

Com a alta de redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, você pode trabalhar com publicações, calendário de postagens, resposta aos usuários e análise de métricas.

Traduza textos

É fluente em outra língua, como o inglês, por exemplo? Se você domina o vocabulário e tem facilidade em traduzir textos, isso pode ser valioso para garantir sua graninha extra.

Em sites de freelancer você encontra pedidos de tradução de blogs, livros, trabalhos acadêmicos e até criação de legendas para vídeos.

Escreva e venda seu livro

Sempre sonhou em escrever seu livro? Hoje em dia a internet facilita a publicação de livros, não é mais preciso encontrar uma editora para imprimir versões físicas.

A Amazon tem o Kindle Direct Publishing, no qual em 5 minutos você consegue disponibilizar seu ebook ou livro físico para venda. Você fica com 70% do valor da venda e o mundo inteiro terá acesso a sua história.

Responda pesquisas online

Empresas estão pagando pessoas para fazerem pesquisas online sobre seus produtos e serviços.

Sua renda extra com pesquisas remuneradas pode ser feita usando sites como Survey Pronto, My Iyo e LifePoints.

Vender milhas

Acumulou pontos no cartão de crédito? Transfira eles para um programa de milhas, se você já não faz isso, e venda elas em sites especializados.

A Maxmilhas e a 123 Milhas são exemplos de sites que fazem o intermédio entre quem quer comprar e vender milhas.

Como ter uma renda extra com serviços?

As pessoas buscam cada vez mais serviços econômicos e práticos. Por isso, sua renda extra pode ser criada a partir da necessidade de outra pessoa. Resolva o problema dela e embolse um dinheirinho com essas ideias de serviços.

Ajude com mudanças

Quem nunca precisou de uma mãozinha para fazer uma mudança?

Você pode aproveitar essa demanda se tiver um veículo com espaço para transportar móveis e caixas.

Divulgue sua disponibilidade para ajudar em mudanças nas redes sociais ou de outras formas e ganhe um dinheiro extra!

Alugue seu automóvel

Não precisa usar seu carro todos os dias? Ou usa ele diariamente, mas percebeu que dá para fazer seu trajeto de bicicleta ou a pé? Alugue seu automóvel para outra pessoa! É economia e renda extra ao mesmo tempo.

Um aplicativo que ajuda você a encontrar alguém que queira alugar seu carro é o Moobie. Toda a negociação será feita em um ambiente seguro e com menos burocracia.

Alugue sua vaga de garagem

Ter uma vaga na garagem é um luxo. Se você está com a sua vazia, saiba que pode garantir uma renda extra certeira.

Anuncie em sites ou redes sociais a sua vaga para que alguém alugue ela.  Ah, importante! Busque fazer um contrato se o aluguel for mensal ou algo do tipo. Assim você se protege de sair no prejuízo se a pessoa deixar de pagar.

Faça lavagem de carros

Todo mundo gosta de ver seu carro brilhando, por isso a sua fonte de renda extra pode ser prestar um serviço de lavagem de carros na sua região.

Divulgue seu serviço nas redes sociais e no whatsapp e atenda à domicílio com preços vantajosos para quem costuma levar o carro em lugares especializados ou não quer fazer a lavagem por conta própria.

Alugue um espaço da sua casa

Está com um quarto, um apartamento ou até uma casa inteira sem uso? Essa é uma excelente oportunidade para ganhar um dinheiro extra.

Você pode alugar esses espaços de forma tradicional ou aderir ao Airbnb, no qual a sua casa ou apartamento funcionam quase como um hotel.

Decida o preço que quer cobrar por noite e ao que seu hóspede terá acesso durante a estadia.

Você pode inclusive optar por compartilhar o lugar onde você vive com essa pessoa, se isso for confortável para você, é claro.

Reforme móveis

Conforme passa o tempo, os móveis da casa vão ficando desgastados e com carinha de antigos, né?

Se você tem talento para lixar, pintar e personalizar um móvel, que tal prestar serviço de reforma? O investimento inicial em ferramentas e materiais pode ser baixo e você deixará o espaço dos outros de cara nova!

Trabalhe como garçom ou garçonete freelancer

Restaurantes, bares, lanchonetes e buffets de festa sempre precisam de um garçom ou garçonete extra em dias movimentados.

Distribua seu currículo nesses lugares e fique disponível para trabalhar nos fins de semana e garantir sua renda extra. 

Crie playlists de música sob encomenda

Todo mundo gosta de uma boa trilha sonora para a sua festa. O que acha de ganhar seu dinheiro extra fazendo playlists sob encomenda?

Alguém fará uma festa sertaneja ou uma festa de 15 anos? Escolha as músicas a dedo para tocarem no evento dessa pessoa, com opções suficientes para todo o tempo da festa.

Cuide e passeie com cachorros

Cuide e passeie com cachorros para ter renda extra

Muitas pessoas têm um cachorro, mas vão trabalhar e não querem deixá-lo sozinho.

Aproveite essa demanda fazendo passeios ou até hospedando cachorros na sua casa enquanto os donos não estão disponíveis!

Você pode divulgar seu serviço por conta própria ou pelo site DogHero.

Faça consultoria de marketing digital

Qualquer tipo de consultoria está em alta. Ao invés de uma empresa contratar um especialista, ela prefere contratar o serviço de um consultor por período determinado.

Quando falamos em marketing digital, a demanda é maior ainda. Se você tem conhecimento nisso, divulgue seu serviço para ganhar mais dinheiro no mês.

Nossa dica é indicar qual a sua especialidade dentro do marketing digital, para que você ganhe reconhecimento em um assunto.

Ofereça trabalho de faxina e organização

Um outro serviço essencial e que todos precisam uma hora ou outra é de faxina e organização.

Ofereça seu trabalho na região e vá criando sua clientela. Se na primeira vez você deixar tudo limpinho e organizado, é muito provável que a pessoa te chame de novo e recomende você para outros.

Organize festas

Se oferecer para organizar festas pode ser uma ótima pedida de renda extra! O melhor de tudo é que com a internet e ferramentas digitais, é possível organizar tudo de casa.

Faça o planejamento, entre em contato com fornecedores, organize a lista de convidados, e assim por diante.

Trabalhe com telemarketing

Sabia que existem trabalhos freelancers de telemarketing? Sim, nos sites que oferecem essas oportunidades você vai encontrar anúncios para conversar ao telefone com clientes de alguma empresa.

Se candidate para esses trabalhos e ganhe seu dinheirinho extra.

Seja marido de aluguel

Entende de elétrica, hidráulica, pintura ou outros serviços de manutenção? Seja um marido de aluguel nas horas vagas. Todo mundo precisa de uma mãozinha em casa de vez em quando!

Ofereça seus serviços de “faz tudo” em sites de anúncios, whatsapp ou redes sociais. Mãos à obra! 

Se ofereça para fazer declaração de imposto de renda

Muita gente odeia e adia a declaração de imposto de renda ao máximo. Você, como bom identificador de oportunidades para renda extra, pode oferecer ajuda.

Ainda mais se você for contador ou tiver bastante experiência em fazer a declaração, abrace essa chance!

Seja motorista de aplicativo

Os já conhecidos aplicativos de transporte podem ser uma ótima fonte de renda extra! Na ida e na volta do trabalho, ou até nas horas livres, faça corridas usando Uber, 99, InDriver, Cabify ou outros apps.

Importante: você precisa passar por algum tipo de avaliação e validação para ter autorização para transportar pessoas. Siga esses passos certinhos para garantir ser aceito pelo aplicativo.

Dê caronas em viagens

Similar ao item anterior, você pode dar carona para pessoas nas suas viagens e ainda ganhar dinheiro com isso!

Aplicativos como o Blablacar permitem conectar você motorista com pessoas que precisam viajar para algum lugar. Peça um valor que ajude com a gasolina e quem sabe sobre um restinho.

Seja um guia turístico

É apaixonado pela sua cidade e conhece os principais pontos turísticos e locais interessantes para visitar? O Rent a Local Friend pode ser ideal para você!

Nesse site pessoas do mundo inteiro buscam pessoas locais para serem suas guias turísticas. Leve elas para conhecerem sua cidade, experimentarem a comida típica e conhecerem a história e cultura de onde você mora.

Ofereça uma bela experiência para turistas

Da mesma forma que no item anterior, você também pode oferecer experiências para turistas com a ajuda do Airbnb.

No aplicativo existe a parte de “experiências”, nas quais as pessoas pagam por ensaios fotográficos, aulas de dança, experiências gastronômicas e a lista continua.

Seja um professor particular

Domina alguma matéria escolar ou universitária como matemática, biologia ou física? 

Você pode ganhar uma ótima renda extra dando aulas particulares na sua casa, na casa do aluno ou até mesmo online.

Vale também dar aula de idiomas, de algum instrumento ou outra habilidade. 

Para ser mais fácil fazer anúncios e conseguir alunos, você pode se inscrever em plataformas como o Superprof e o Profes.

Faça entregas por aplicativo

Use sua bicicleta, moto ou carro para fazer entregas por aplicativo, seja de comida, itens de farmácia ou até documentos.

A sua renda extra pode ser feita dessa forma com a ajuda de aplicativos como IFood, Rappi, UberEats e Loggi.

Cuide do meio ambiente e da limpeza das ruas

O que acha de ser um zelador ambiental? Em algumas cidades paranaenses já é possível ganhar cerca de R$ 700 com 6 horas de trabalho semanal. A iniciativa é do aplicativo AMA.

As atividades que a plataforma sugere e monitora são varrer calçadas, promover educação ambiental, monitorar o descarte incorreto de lixo, desentupir bueiros e assim por diante.

Negocie suas dívidas

Temos uma ideia bônus para passar menos aperto na vida financeira! Se você tem alguma dívida pendente, você não precisa depender só de renda extra para quitar ela.

Você pode negociar a sua dívida com a QuiteJá com descontos e condições melhores. Somos uma empresa que ajuda você a fechar acordos com o seu credor que realmente cabem no seu bolso.

Assim, você economiza aquele dinheiro do desconto da dívida e pode até ganhar uma folga no orçamento!

Conclusão

Ufa, chegamos ao final dessa longa lista! Mas temos certeza que você não vai ficar sem ideias de renda extra.

Agora é só escolher aquela que brilhou aos seus olhos, planejar custos e o tempo que você tem disponível para se dedicar a essa atividade e partir para os negócios!

Claro que você pode escolher mais de uma, mas cuidado para não se sobrecarregar, é para ser um dinheiro extra afinal!

Desejamos muito sucesso e muita renda extra para você! ?

QuiteJá

Analista de Conteúdo na QuiteJá

Posts Relacionados

Os melhores podcasts sobre finanças [+3 dicas bônus]
QuiteJá | 22/10/2021
Dívida Crediativos: como e onde negociar +3 vantagens
QuiteJá | 14/10/2021
Golpe do Pix: 6 tipos mais comuns + como se proteger
QuiteJá | 08/10/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo