09/09/2021

Economizar gás: tipos de gás, consumo +3 dicas bônus

Ó O GÁS! Essas três palavrinhas nos fazem reviver o meme maravilhoso de 2017. E se essa lembrança parece distante, o preço do gás daquele ano também. Com o aumento acentuado, tá todo mundo querendo economizar gás. 

Se você nos acompanha com frequência, e esperamos que sim, já deve ter percebido que estamos há algum tempo dando dicas de como economizar em casa. Já rolou dicas para economizar luz, aǵua e também no mercado.

Agora chegou a vez de te contarmos os melhores truques para economizar gás! Vem com a gente descobrir como usar o gás de maneira inteligente e econômica!

Conheça os dois tipos de gás

Antes de qualquer coisa, precisamos entender quais são as diferenças entre os dois tipos de gás utilizados pela maior parte das pessoas: o gás natural e o gás GLP. Isso é importante para que você possa entender melhor como economizar.

Gás natural

O gás natural é o que conhecemos como gás encanado. Esse tipo é comumente encontrado em condomínios. Esse gás vem da rua, ou seja, nesse caso não é necessário ter um botijão de gás em casa.

Outro ponto favorável do gás natural é que sua composição é mais leve que o ar, fazendo com que em caso de vazamento, ele se dissipe rápido, minimizando o risco de explosões. 

Gás GLP

O GLP é o que conhecemos como o gás de botijão. Esse, inclusive, é o gás mais utilizado pela população brasileira. A vantagem aqui é que as pessoas podem escolher de qual companhia adquirir um botijão, podendo optar pela mais barata.

Porém, como fica geralmente dentro das cozinhas ou muito próximo das residências, o manejo desse tipo de gás requer bastante atenção para evitar acidentes.

Seu CPF está limpo? Consulte | QuiteJá

O que consome mais gás?

O consumo de gás está relacionado a forma como o utilizamos, e pode variar de acordo com cada pessoa. No entanto, uma coisa é certa: eletrodomésticos mais velhos costumam gastar mais gás.

Se o seu objetivo é economizar, fazer a substituição desses aparelhos por outros mais novos pode ser uma boa. A manutenção também pode ajudar nesses casos. 

Porém, outras pequenas ações também podem estar contribuindo para aumentar o consumo de gás por aí, sabia?

Realizar o cozimento de alimentos com a panela destampada é uma delas, já que dessa forma o calor não fica retido e, consequentemente, o cozimento leva mais tempo.

Alimentos muito grandes também demoram a ficar cozidos, picá-los em pedaços menores favorece o cozimento mais rápido. Além de garantir uma boa economia de gás!

O que fazer para economizar gás de cozinha?

A cozinha é um dos locais da casa em que o gás é mais utilizado. E não é para menos, já que boa parte das refeições é feita no fogão. Começando pela dupla mais amada do Brasil, arroz e feijão, e partindo para o forno, aprenda a como economizar gás na cozinha: 

Cozinhando feijão

A principal dica nesse caso é utilizar a panela de pressão para o cozimento, já que dessa forma acaba sendo bem mais rápido do que em panelas comuns. No entanto, se você já usa a panela de pressão, temos mais um truque que pode ser útil. 

Ao cozinhar o feijão, espere a panela pegar pressão e aguarde 10 minutos. Aí vem o truque, depois desse tempo desligue a panela e espere por mais 10  minutos. Prontinho, você terá um feijão cozido e ainda vai economizar gás!

Cozinhando arroz

O cozimento do arroz também pode ser mais econômico. Quer ver só? Para economizar gás, siga os passos a seguir:

  • Inicie o procedimento da sua preferência para temperar o prato;
  • Em seguida, coloque o arroz na panela, a água e espere ferver;
  • Após levantar fervura, desligue o fogo e cubra a panela com a tampa ou com um pano de prato;
  • É isso, após algumas horas seu arroz estará prontinho e sequinho!

Essa dica é bastante válida para quem precisa cozinhar e realizar outros afazeres ao mesmo tempo. Se você gostou e quer conferir melhor a receita, assista a esse passo a passo em vídeo.

Utilizando o forno

Uma dica infalível para economizar gás quando utilizar o forno é: não fique abrindo e fechando a porta do forno sem necessidade. Ao evitar esse abre e fecha você garante que o forno irá reter a temperatura necessária para o cozimento e não precisará de mais tempo em atividade.

Outra dica simples é aproveitar as fornadas para assar mais de um tipo de prato. Por exemplo, aproveite que irá assar uma carne e já prepare também legumes. Isso faz com que você utilize seu gás de forma mais inteligente e, claro, econômica.

Como economizar gás encanado | QuiteJá

Como economizar gás encanado?

Para economizar gás encanado é muito importante estar atento à manutenção! Aquecedor, chuveiro e fogão devem estar  funcionando de forma correta e sem problemas – isso evita um consumo maior de gás.

As tubulações de gás também precisam ser checadas uma vez ao ano. Isso impede vazamentos de gás e também a obstrução da tubulação.

É recomendado também prestar atenção ao seu consumo. Como exemplo, fique de olho na duração do seu banho. O chuveiro a gás pode ser mais econômico com relação à energia elétrica, mas consome gás.

Um olho no peixe e outro no gato, ou melhor, um olho na manutenção e outro no consumo é a receita certeira para te ajudar a economizar gás encanado! 

3 dicas para economizar gás [BÔNUS]

Gostou das nossas dicas até agora? Pois bem, temos mais 3 que são um bônus que podem fazer muita diferença na sua economia. Bora aprender mais e poupar seu bolso?

Papel alumínio

Aqui estamos falando dos alimentos que vão ao forno, como carnes e legumes. O papel alumínio é conhecido por diminuir o tempo que os alimentos levam para assar. Ele agiliza o processo, dessa forma acaba sendo o aliado perfeito da sua economia!

Vale lembrar que ao utilizar o papel alumínio no preparo de alimentos deve-se colocar a parte brilhosa virada para o lado da comida, combinado? Assim o calor reflete e a “mágica” do cozimento rápido acontece. 

Grãos de molho 

Deixar os grãos de molho é fundamental. Isso vale para praticamente tudo, tá? Desde feijão até outras leguminosas como grão de bico, lentilha e ervilha seca. Ao deixar grãos de molho eles ficam hidratados e o cozimento é muito mais rápido.

E aí, você já pode emendar essa dica com a anterior sobre panela de pressão. Combo perfeito: grãos de molho e cozimento na panela de pressão é igual a menos tempo no fogo e, consequentemente, menos gasto de gás! 

Ah, e para você não ter dúvidas quanto ao tempo de molho, vamos deixar uma colinha aqui:

  • Feijões, grão de bico, favas, lentilhas, devem ficar de molho por  24 horas.
  • Quinoa, arroz integral e ervilha devem ficar de molho por 12 horas – o ideal é trocar a água durante esse período, tá bem?

Portas e janelas fechadas

Sabia que uma das táticas para economizar gás é manter portas e janelas fechadas durante o uso do fogão? Pois é, a dica parece simples, mas surte efeito. Isso porque as entradas de ar acabam atrapalhando o desempenho das chamas da boca do fogão.

Se as chamas ficam inconstantes, logo temos mais gasto de gás para finalizar o cozimento, certo? Então, a partir de hoje, bora manter tudo fechadinho para não atrapalhar o andamento das suas refeições – e não pesar no seu bolso! 

Conclusão

Viu só como o consumo de gás pode ser reduzido com algumas estratégias? O jeito é criar hábitos mais saudáveis de consumo e prestar atenção nos costumes. Esses dois fatores podem contribuir para economizar gás na sua residência ou empresa.

Agora conta para a gente, você já usa algum truque para economizar gás? Compartilhe nos comentários, vamos gostar de saber!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

QuiteJá no Reclame AQUI: métricas, desempenho + Selo RA1000
QuiteJá | 28/09/2021
Setembro amarelo: o que é, ajuda gratuita +7 dicas de autocuidado
QuiteJá | 24/09/2021
Reajuste de Aluguel: tudo o que você precisa saber
QuiteJá | 16/09/2021

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo