07/03/2024

Mulheres e dinheiro: aprenda sobre finanças pessoais com elas

Mulheres e dinheiro vem andando cada vez mais lado a lado. É o que apontam pesquisas, segundo dados do IBGE a participação das mulheres no mercado de trabalho é de quase 50%.

E não para por aí, dados da Tesouro Nacional revelam que a participação feminina no Tesouro Direto vem crescendo. Segundo a instituição, cerca de 27% dos investidores nesse programa são mulheres.

Já no Banco do Brasil, essa participação é ainda maior. As mulheres representam 40% dos investidores em títulos do Tesouro e 48% em investimentos gerais na instituição.

Por isso, fizemos uma pesquisa com mulheres clientes da QuiteJá para saber como elas lidam com suas finanças pessoais e reunimos os canais de YouTube de grandes influenciadoras financeiras que você precisa conhecerVamos lá?

CPF com restrição? Resolva na QuiteJá!

Como as mulheres lidam com as finanças pessoais?

Em janeiro de 2021, enviamos uma pesquisa às clientes da QuiteJá para entender como elas lidam com o dinheiro e como nós poderíamos ajudá-las, além de facilitar a negociação de dívidas.

Os resultados mostraram que 75,8% das mulheres ganham até R$ 2.000 e 29,5% têm dívidas de mais de R$ 5.000. O vilão de suas dívidas é o cartão de crédito (30,5%).

Perguntamos se elas se planejam financeiramente e com que frequência. 41,9% delas costuma fazer um planejamento mensal, 32,8% não tem o hábito de se planejar e 25,3% fazem planejamento semanal e mensal.

Além disso, 58,6% são responsáveis pelo planejamento familiar e 81,4% não possuem reserva de emergência.

A conclusão? As mulheres estão cada vez mais inseridas no orçamento familiar, mas muitas não estão conseguindo deixar as contas em dia, muito por fatores externos, mas também por falta de acesso à educação financeira.

8 mulheres que ensinam sobre finanças

Na contramão da inacessibilidade da educação financeira, estão mulheres que entendem muito de finanças e dinheiro. São as chamadas influenciadoras financeiras. Elas falam sobre dívidas, planejamento e até de investimentos. Tem conteúdo para todos os gostos. Aqui reunimos várias dessas mulheres que podem te inspirar e ensinar muito.

Nathalia Arcuri do Me Poupe!

A jornalista Nathalia Arcuri decidiu empreender com seu canal de finanças no YouTube após se dar conta como a dependência financeira de mulheres prendia elas em relacionamentos abusivos.

O Me Poupe! surgiu em 2015 para ensinar pessoas sobre como tomar as rédeas da vida financeira, com dicas de investimentos, renda extra e controle de gastos. Hoje, o canal tem mais de 7,54 milhões de inscritos e muitos vídeos que podem te ajudar!

Mirna Borges do EconoMirna

Mirna Borges criou seu canal no YouTube em 2016 e conta com mais de 1,33 milhão de inscritos. De forma divertida e sem complicação, ela ensina sobre economia, finanças pessoais e investimentos.

Nathália Rodrigues do Nath Finanças

É baixa renda e nunca teve oportunidade de estudar finanças? A Nathália Rodrigues é uma administradora que decidiu criar um canal no YouTube e um X/Twitter chamado Nath Finanças para ajudar você a sair do vermelho e não ter apuros no fim do mês

Carol Sandler do Finanças Femininas

A jornalista Carol Sandler tem o canal de YouTube Finanças Femininas desde 2015. 

Ela ainda lançou um livro de mesmo nome, e seu objetivo é acabar com o mito de que mulheres só gastam dinheiro e não têm controle financeiro. Inclusive, Carol justifica que essa ideia foi construída, pois muitas indústrias são focadas no consumo das mulheres, como vestuário e cosméticos. 

Além disso, Carol Sandler ainda dá palestras e cursos sobre educação financeira feminina.

Júlia Mendonça

Desde 2016, a consultora financeira Júlia Mendonça tem um canal que impacta 586 mil inscritos. É autora do livro “Bora enriquecer” e já apareceu por aqui no nosso blog

 

Gabriela Forlin do Mão de vaca profissional

O Mão de vaca profissional foi criado pela Gabriela Forlin em 2016 para não faltar mês no seu salário. Ela ensina como economizar, investir e fazer mais com menos.

Maiara Xavier

A educadora financeira Maiara Xavier tem um canal no YouTube e um instagram @aricasimplicidade, além de ser autora do livro “A rica simplicidade”. 

Seu conteúdo combina finanças com minimalismo, ensinando que uma vida mais simples pode ser muito mais proveitosa. Outros temas que ela aborda são produtividade, negociação de dívidas e crescimento de negócios.

Carol Dias do Riqueza em Dias

Carol Dias já foi panicat, mas hoje atua como educadora financeira. Seu canal Riqueza em Dias, criado em 2019, foca em investimentos, ações, Tesouro Direto e dividendos.

Mulheres e dinheiro combinam!

Mulheres e dinheiro são uma ótima combinação, afinal! Esperamos que essas influenciadoras financeiras e o blog da QuiteJá possam te ajudar a tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro e que você consiga se manter longe do vermelho! 

Se precisar negociar dívidas, a QuiteJá é uma empresa de negociação especializada, pode contar com a gente!


QuiteJá

Analista de Conteúdo na QuiteJá

Posts Relacionados

Salário líquido: o que é e como calcular
QuiteJá | 29/12/2023
Como usar o décimo terceiro salário de maneira inteligente?
Como usar o décimo terceiro salário de maneira inteligente?
QuiteJá | 29/11/2023

Deixe o seu comentário!

Ao informar meus dados, eu aceito receber comunicados e concordo com a Política de Privacidade.

Ir para o Topo