30/03/2023

Vale-alimentação: 5 dicas para usar o benefício

O vale-alimentação é um dos benefícios mais importantes para trabalhadores que atuam de carteira assinada. Afinal, todo dinheiro extra que venha para somar ao salário é sempre uma grande ajuda. Ainda mais quando o benefício se destina a algo tão relevante, quando a alimentação, não é mesmo? 

Além disso, o vale-alimentação também é uma excelente forma da empresa valorizar e motivar seus colaboradores. Mas apesar de ser um benefício que já existe há algum tempo, boa parte dos trabalhadores ainda tem dúvidas sobre o vale alimentação. 

Afinal, o que é exatamente o vale-alimentação? Como esse benefício funciona? O vale-alimentação e o vale-refeição são a mesma coisa? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos esse conteúdo completo sobre o assunto com dicas sobre como usar o vale-alimentação. Acompanhe essa leitura e veja agora tudo o que precisa saber sobre esse benefício. Além disso, também disponibilizamos um template de lista de compras para facilitar sua rotina, confira abaixo!

CPF com restrição? Resolva na QuiteJá!

O que é o vale-alimentação?  

O vale-alimentação é um benefício concedido pelas empresas, aos trabalhadores de carteira assinada. Basicamente, ele permite que o funcionário use o saldo para fazer compras em comércios e estabelecimentos parceiros. 

No Brasil, cerca de 72% dos empregados recebem vale-alimentação. O benefício pode ser descontado no salário do colaborador, até um limite de 20%. Mas ele não pode ser pago em espécie. 

Geralmente, as empresas fornecem um cartão em parceria com uma prestadora de serviço, para que o funcionário possa utilizar o valor. Mais recentemente, foi sancionada a Lei nº14442/22 que mudou algumas regras envolvendo a concessão do benefício. 

A principal delas se refere a finalidade do vale alimentação, que agora se destina exclusivamente à alimentação. E não mais pode ser usado para outros fins, como pagamento de serviços de streaming, por exemplo. 

Qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição? 

Existem dois benefícios que as empresas normalmente concedem quando a finalidade é alimentação, que são o vale-alimentação e o vale-refeição. Mas, qual é a diferença entre eles? 

Basicamente, o vale-alimentação tem como foco a compra de alimentos perecíveis e in natura. Então, esse benefício pode ser utilizado em padarias, açougues, mercados, frutarias etc. 

Enquanto isso, vale refeição, como o próprio nome sugere, é voltado para refeições. Portanto, ele pode ser utilizado em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes. 

Qual compensa mais: vale-alimentação ou vale-refeição? 

Isso vai depender diretamente da empresa onde você trabalha. Se ela possui um local adequado para fazer as refeições, então o vale-alimentação pode ser mais interessante, por conta da economia. 

Agora, se a empresa não possui nenhum espaço com essa finalidade, o vale-refeição é a melhor alternativa. 

Dicas para usar o vale-alimentação 

Dicas para usar o vale-alimentação | QuiteJá

Fazer o vale-alimentação durar o mês inteiro sem dúvida é um desafio para muita gente. Principalmente se o benefício é utilizado para alimentação dentro e fora da empresa. 

Sabendo disso, abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar você a usar o vale-alimentação com inteligência e fazer esse benefício render mais. E a primeira delas é:

1. Planeje-se

Se organize e planeje como serão os gastos feitos com vale-alimentação ao longo do mês. Se você vai levar marmita para o trabalho, então é interessante já fazer a lista de tudo o que você vai precisar. E o mais importante, quanto você irá gastar em cada refeição. 

Além disso, com um bom planejamento você poderá definir melhor em quais locais e quando sair para fazer as compras. 

Isso porque é comum que supermercados estabeleçam dias de promoção, como sexta-feira das carnes, terça-feira do hortifruti etc. E fazendo as compras nesses dias, você consegue fazer o valor do benefício render muito mais. 

Para te ajudar a fazer compras cada vez mais assertivas, disponibilizamos um template de lista de compras personalizado. Confira:

2. Pesquise os melhores preços

Tendo em mente tudo o que você precisa, é a hora de fazer uma pesquisa de preços. Dependendo do tipo de alimento que você vai comprar, alguns locais podem ter preços mais atrativos. 

Por exemplo, frutas, verduras e legumes geralmente são mais em conta em feiras. O ideal é fazer uma lista e ir comparando os preços.

3. Não faça compras com fome

Ir ao supermercado com fome aumenta as chances de compras impulsivas. Principalmente de itens como salgadinhos, bolachas, doces entre outros. 

 Portanto, o ideal é que você se alimente bem antes de ir, e de preferência vá com tempo de sobra para poder avaliar tudo com calma.

4. Compre o necessário, sem exageros

Muitas pessoas acabam comprando grandes quantidades de alguns itens por impulso ou por estarem na promoção. Mas muitas vezes esses produtos são desnecessários e acabam até mesmo sendo jogados fora posteriormente. 

Para evitar esse tipo de desperdício, siga a lista à risca, e compre apenas o que for realmente necessário para sua alimentação. 

E para não errar na quantidade, você pode fazer compras semanalmente. Assim, dá para verificar o que sobrou da última semana, e apenas fazer compras complementares.

5. Monitore o saldo diário

Monitore o saldo diário do vale-alimentação | QuiteJá

A cada compra guarde o comprovante e verifique o saldo restante. Assim você evita ter surpresas desagradáveis, como ir ao mercado e não ter mais saldo. E ainda poderá monitorar em quais épocas do mês você gasta mais para reduzir e manter o equilíbrio nos gastos. 

Vida longa ao vale-alimentação! 

O vale-alimentação pode ajudar de diferentes maneiras dentro de casa. Seja fornecendo alimentos para toda a família, permitido que o trabalhador faça marmitas, ou até mesmo sendo usados em estabelecimentos e comércios. 

Então não deixe de aproveitar as dicas anteriores para otimizar ao máximo o seu benefício, e fazê-lo render ainda mais! 

Sobre a QuiteJá 

Somos uma assessoria de renegociação de dívidas. Isso significa que você pode contar com o nosso serviço para colocar contas atrasadas em dia. 

Tudo isso de forma 100% online e com condições que combinam com seu bolso. Confira se há alguma dívida pendente no seu CPF e aproveite para renegociar com a nossa ajudinha!


QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

4 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito
QuiteJá | 19/04/2024
Como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC
Como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC em 2024
QuiteJá | 11/04/2024
Como administrar o primeiro salário
QuiteJá | 05/04/2024

Deixe o seu comentário!

Ao informar meus dados, eu aceito receber comunicados e concordo com a Política de Privacidade.

Ir para o Topo