Um novo ano se inicia, e junto com ele também chegam as famosas contas do começo do ano. Acontece, que nem todo mundo está preparado para lidar com uma série de gastos nesse período.
É IPTU, IPVA, despesas escolares, licenciamento de veículo… E a lista só aumenta! Então a pergunta que não quer calar é: e você, conseguiu se planejar financeiramente para as contas de início de ano? Se a resposta for não, saiba que não está sozinho nessa.
Segundo uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, menos de 10% dos brasileiros conseguem manter essas contas em dia. E não é um problema que acontece só nos primeiros meses, mas ao longo de todo o ano.
Por isso, se você está com dificuldades para encarar a avalanche de contas que está chegando nesse período e não sabe o que fazer para deixar tudo em dia, esse texto pode te ajudar.
Continue lendo e conheça agora as 5 melhores dicas para economizar e cumprir seus compromissos financeiros nesse começo de ano. E o melhor, sem comprometer seu orçamento. Confira!
Dependendo do seu estilo de vida, as contas do começo do ano podem variar. Mas, a maioria das pessoas precisa lidar com despesas como:
O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto que todo proprietário de veículo precisa quitar logo no começo de ano. A alíquota varia conforme o Estado, e o valor leva em consideração a tabela Fipe.
Mas, no geral, é uma das contas do começo do ano que costuma pesar muito no orçamento do brasileiro. E para que esse não seja um problemão a mais para você, confira nosso conteúdo sobre o IPVA, tipos de pagamento, isenção e mais!
O Imposto Predial e Territorial Urbano vale tanto para imóveis como para terrenos. Cada município faz o recolhimento, e o sistema de pagamento geralmente é em uma única cota, ou parcelado.
Lembrando que quem paga em única cota muitas vezes tem direito a desconto. Então se planejar é importante para não deixar passar essa oportunidade de economizar.
Com renovação anual, os seguros geralmente são cobrados nessa época do ano. Principalmente porque é quando ocorrem as famosas revisões de apólice. E também a divulgação da Tabela Fipe do respectivo ano, no caso de seguro para veículos.
Essa é uma despesa que pode quebrar qualquer orçamento, ainda mais se você não contar com um bom planejamento. Afinal, ela geralmente vem em conjunto com outras despesas escolares, como renovação de matrícula, compra de uniforme, entre outras.
No caso específico do material escolar, a gente tem um texto bem legal aqui no blog com 9 dicas de como planejar a compra de material escolar, vale a pena conferir!
Lembra dos presentes de Natal que você pagou para o vencimento em 30 dias? Ou aquele final de semana na praia pago no boleto? Então, é aqui que essas despesas vão aparecer no seu orçamento. E você precisa estar preparado financeiramente para elas.
Em primeiro lugar, coloque tudo em uma planilha. Quando você visualiza os gastos, fica mais fácil ver o que precisa ser pago primeiro.
Depois de tudo mapeado, veja quais contas oferecem desconto para pagamento à vista e quais podem ser parceladas. Só então comece a quitar tudo.
Deixou todas as contas do começo do ano organizadas na sua planilha? Então, agora você precisa colocar essas 5 dicas em prática:
Você já tem muitas contas para quitar nesses primeiros meses. Então evite compras grandes ou que podem ser adiadas para quando suas finanças estiverem melhores.
Comprar de forma aleatória, muitas vezes faz com que você deixe de economizar bastante seu dinheiro.
Principalmente quando envolve compras que não podem ser adiadas, como a do material escolar, por exemplo. Portanto, faça uma boa pesquisa de campo em busca dos melhores preços.
Assim, pode poupar dinheiro para usar na quitação de alguma das contas do começo do ano ainda pendentes.
Pagamentos a vistas geralmente garantem desconto, como é o caso do IPTU 2023. Por isso, na hora de quitar alguma dívida, opte sempre por essa opção de pagamento.
Reduza despesas como comida por delivery, deslocamento com aplicativos de motorista, bem como saidinhas no final de semana e outros gastos até pagar tudo.
Deixou alguma coisa acumulada de 2022? Renegocie para não acabar pagando juros. Além disso, contas em atraso podem gerar restrições no seu nome. O que acaba afetando diretamente seu score e sua possibilidade de conseguir crédito no mercado.
Por isso, a renegociação é a melhor opção para as contas que acabaram saindo do controle. E nessa situação, a QuiteJá pode te ajudar! Renegociarmos dívidas com os principais credores do Brasil.
Oferecemos parcelamentos, descontos e até mesmo juros zeros em algumas negociações. Para conferir o que podemos fazer por você, acesse nosso site!
Agora que você já recebeu todas essas dicas de como lidar com as contas do começo do ano, aproveite para colocá-las em prática. E já inicie 2023 com mais tranquilidade financeira!